Pela transparência de suas proposições, percebe-se no que tange fiscalizar a administração municipal, a vereadora Rose Arruda (União BRASIL) incansavelmente tem apresentado propostas que vêm ao encontro dos interesses públicos.
Sempre atendendo a vontade popular, tem fiscalizado com afinco os quatro cantos do município, apresentando requerimentos, sugestões em que devidamente aprovados após passar pelo plenário, sela seu compromisso firmado de atenção aos propósitos apresentados.
Em sessão ordinária do dia 30/05/2023, foi apresentado pela vereadora requerimento direcionado a Valdir Couto de Souza Júnior, Prefeito Municipal, para que seja dado cumprimento ao Inciso IV do Artigo 185/ Títulos VII- Disposições Gerais, das Leis Orgânicas Municipais, visando a identificação de todos os bens móveis pertencentes ao município.
Justificando seu pedido, a vereadora declarou “O objetivo é facilitar a identificação de veículos públicos, onde quer que eles estejam e manter a população atenta para uso correto dos carros oficiais, contribuindo assim para fiscalização, possibilitando que os cidadãos denunciem caso eles estejam sendo usados de maneira irregular”.
Já na sessão ordinária do dia 06/06/2023, a vereadora solicitou a Valdir Couto de Souza Júnior, Prefeito Municipal e, a Homero Santana de Freitas, Secretário Municipal de Obras, que seja realizado de forma urgente o cascalhamento na entrada, se necessário, no pátio da Extensão Leôncio Marques da Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano, localizada na Aldeia Indígena Cabeceira, Zona Rural, neste município.
A vereadora disse em sua justificativa que uma vez que na localidade em dias de chuvas muito intensa, ocorre alagamentos, tanto da entrada principal pela estrada, como no pátio da extensão da escola, fazendo-se necessário que o poder executivo tome medidas para sanar o problema.
“Em dias de chuva os alunos que precisam ir a escola e não utilizam o transporte escolar, acabam faltando as aulas pelas dificuldades de acesso. Tal reivindicação vem sendo cobrada a anos, em resposta sempre obteve que o serviço será feito em momento oportuno fora do período de chuvas e até agora nada foi feito”, declarou a vereadora.
Ainda na mesma sessão ordinária do dia 06/06/2023, a vereadora apresentou requerimento ao plenário, solicitando ao prefeito Valdir Couto de Souza Júnior, e a secretária de saúde Márcia Cristiane Missioneira Jara, para que encaminhem à Casa de Leis, documentos comprobatórios que evidenciem a transformação da Unidade Mista Aroldo de Lima Couto para Hospital de Pequeno Porte Aroldo de Lima Couto, no bairro Jardim Ouro Verde, localizado em Nioaque-MS, uma proposta mais que impactante, pois a reposta esperada certamente revelará os modos operandi como vem agindo essa administração, criando cargo a um suposto “Hospital de pequeno porte”, inexistente burocraticamente falando.
Pela vereadora foi justificado que o requerimento vem como forma de acompanhar e fiscalizar os atos da administração pública, de forma clara e correta.
Segundo a vereadora que está cumprindo seu papel com maestria, a comprovação de que a Unidade Mista Aroldo de Lima Couto passou a ser Hospital de Pequeno Porte, não se em encontra no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, ou seja, a atualização consta como Unidade Mista, até a data de hoje.
Sendo assim, é de muito valor rever cargos específicos para o hospital de pequeno porte criado, e devidamente já ocupado, o que denota uma discrepância e total falta de responsabilidade usando-se codinomes nesse caso, para uma ação não concluída.
Indo além, esse fato em especial poderá acarretar em sérios problemas para o poder executivo, causando até mesmo improbidade administrativa.