Localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, Nioaque, a 179 quilômetros de Campo Grande, celebra nesta terça-feira (18), 127 anos de emancipação.
Apelidada de cidades das vogais, pois tem no nome todas as vogais do alfabeto e também conhecida come Vale dos Dinossauros, devido a escultura de dinossauros na entrada da cidade, Nioaque é uma das cidades mais antigas do Estado.
Sobre os dinossauros, o animal pré-histórico se tornou símbolo da região depois que pegadas foram encontradas às margens do Rio Nioaque e com isso, a prefeitura investiu em escultura e pegadas de dinossauros pela cidade.
Com as duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai, a cidade tornou um dos principais patrimônios culturais Estado. A memória popular conta que no município teria hospedado pessoas importantes no cenários da Guerra.
Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna, simbolizam toda a história ali protagonizada reverenciando a bravura daqueles que lutaram por este país, eternizando momentos de rincões do próspero município deixando a certeza de que nenhum soldado tombou em vão.
Hoje, com pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade agrega 10 assentamentos e quatro aldeias indígenas. As comemorações de aniversário foram antecipadas em cinco dias, quando o governador Reinaldo Azambuja(PSDB), assinou ordens de serviços e vistoriou obras que estão em andamento.
Com a presença de Azambuja, foram entregues equipamentos agrícolas que serão utilizadas para atender 12 assentamentos, aldeias e quatro comunidades quilombolas. Tais itens tiveram doação de R$ 200 mil da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Fonte: Campo Grande News