NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 14/05/23


A comissão de avaliadores do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira fará a análise da Educação a Distância da UFMS nos próximos dias 17, 18 e 19, para atendimento das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O recredenciamento é uma das atividades mais importantes para o funcionamento regular de uma Instituição de Ensino Superior Federal no Brasil. A última avaliação dos cursos de EaD foi realizada em 2015 com a obtenção do conceito institucional 4. A nota máxima é 5.

Durante a visita, a Comissão Avaliadora analisará uma série de documentos, estatutos, plano de desenvolvimento institucional, além da realização de visitas aos laboratórios, salas de aula, biblioteca e espaços de convivência oferecidos pela Universidade, bem como reuniões com grupos de docentes, técnicos-administrativos em educação e estudantes. O processo é necessário para que seja garantida a continuidade das atividades de Educação a Distância da Instituição.

O reitor Marcelo Turine afirma que a Universidade tem uma equipe liderada pela Comissão Própria de Avaliação com o apoio do Diretoria de Avaliação Institucional e da Agência de Educação Digital e a Distância que está se preparando para atingir o conceito máximo 5 no Recredenciamento da Educação a Distância e por isso é fundamental mostrar para a comissão de avaliadores a excelência da formação oferecida aos estudantes e os avanços obtidos nos últimos anos. “É um momento importante de avaliação para a Universidade comprovar a sua contribuição para o desenvolvimento da Ciência, da Educação e da Pesquisa no Estado de Mato Grosso do Sul, cumprindo assim a missão social da Instituição. A UFMS com sede na Cidade Universitária, nove Câmpus localizados em municípios do estado e 23 Polos de Educação a Distância”, explicou.

Segundo o diretor da Agência de Educação a Distância e Digital, Hércules Sandim, o momento é extremamente importante e consolida todo o processo pedadógico e administrativo de um movimento de institucionalização da Educação a Distância na UFMS com a oferta de cursos a distância de qualidade e de excelência. “Ao longo dos últimos anos, a UFMS implementou melhorias nas políticas de desenvolvimento institucional, da gestão, da governança e da estrutura. De forma inédita, em 2023 temos mais de 5 mil estudantes de EaD, sonhos e vidas estão se transformando com a Educação. A Universidade tem oferecido uma estrutura moderna e acessível, referência no estado e no Brasil”, disse.

Com informações da assessoria

Compartilhar: