O Projeto Judô Nota Dez tem por objetivo a inclusão social através do esporte, visando à criação de condições e oportunidades para que todas as crianças e adolescentes possam desenvolver as suas potencialidades.
Entre os muitos objetivos estão os especifico que é reduzir a evasão escolar dessas crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, estimular a melhoria do desempenho escolar dos mesmos;
E Nioaque é inserida no projeto, que tem como responsável o professor de educação física Émerson Augusto Ramos Nahabedian e conta com a sua auxiliar professora Ilza Silva dos Santos.
Fazendo parte das atividades alusiva aos 168 anos de fundação do município de Nioaque, foi inaugurada a nova instalação do projeto em Nioaque, situando no prolongamento da Avenida Visconde de Taunay, Vila Santa Therezinha.
Hoje o projeto agrega cerca de 150 alunos, que recebem treinamento nos dias de quartas e sextas, nos três períodos.
O projeto em parceria com o município, que garante a funcionalidade.
No ato da inauguração, esteve presente o idealizador do projeto, deputado estadual Marcio Fernandes, vez que realizou entregas dos kimonos e externou as motivações e incentivo do projeto.
Participando do evento o prefeito Valdir Junior, Presidente do Poder Legislativo Danilo Bortoloni Catti, diretor Ademir Arruda Leão da escola municipal Guilherme Corrêa da Silva, diretor Cloves de Souza da escola estadual Odete Ignez Resstel Villas Bôas, Diretora Luiza Preto de Andrade do Centro Educacional Infantil, secretária de educação Cândida Thereza de Andréa Ferreira, e pais de alunos
Pelo professor Émerson foi externado a sua luta em manter o projeto, e o início da trajetória, quando no ano de 2000 retornou para Nioaque e começou a inserir os jovens na prática do Judô.
“São anos de dedicação, confesso que embora muitas das vezes não tenha sido fácil, mas a satisfação de ver alunos hoje contribuindo para com a sociedade, os muitos que passaram pelo judô, relatam que os resultados positivos através do esporte foi ponto decisivo na trajetória de suas vidas”.
Muitas mães fizeram depoimento em vídeo assistido pelos presentes, mostrando a satisfação e os resultados positivos obtidos aos filhos inseridos no projeto.