Seguem em ritmo acelerado as obras do galpão de transbordo com função de armazenar corretamente e de maneira ambientalmente adequada os resíduos sólidos do município de Nioaque, segundo a Prefeitura de Nioaque as obras devem ficar prontas até a segunda quinzena de julho deste ano.
Há muitos anos a população sofre com os impactos do lixão, causando danos ao meio ambiente e as pessoas. Após a conclusão das obras, o material orgânico será levado para o aterro sanitário do consorcio “CIDEMA” no município de Jardim. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis, já o reciclável deverá ficar em Nioaque
Educação Ambiental
Em 2018 a Prefeitura de Nioaque em convenio com a FUNASA, realizou palestras e cursos de preservação do meio ambiente através do Projeto Saúde em Educação Ambiental Nioaque Mais Qualidade de Vida, que atingiu escolas urbanas e rurais do município, beneficiários de programas socais e diversos setores da sociedade.
Também em parceria com a FUNASA foi desenvolvido, o Plano Municipal de Saneamento Básico do município, o qual está em finalização para ser enviado ao poder legislativo, o plano que estava parado desde 2011 na Prefeitura, tem como objetivo nortear as medidas que precisam ser tomadas referente a abastecimento de
água, tratamento de esgoto, drenagem de águas pluviais e tratamento de resíduos sólidos.
“A nossa intenção é contribuir para a melhoria da nossa cidade e munícipes. Com isso vamos encerrar o lixão existente em Nioaque e passaremos a destinar de forma correta o nosso lixo. Mais um problema de muitos anos que não foi enfrentado e resolvido em nosso município e a nossa gestão enfrentou e vai resolver” Ressaltou o prefeito Valdir Júnior.
Problema antigo:
Descaso por décadas, o lixão a céu aberto de Nioaque sempre foi um perigo, além do mau cheiro, sujeira e incêndios, ele pode causar a contaminação dos solos e das águas, também incomoda moradores das redondezas e quem por ali passa. Coloca em risco a vida de animais como o gado de chácaras e fazendas em sua volta, e também de pessoas que ali trabalham. O lixão a céu aberto de Nioaque sempre foi um grande inimigo da saúde publica do município, como pode ser assistido na reportagem publicada no Youtube no inicio do ano de 2016.