O Prefeito Municipal de Nioaque Gerson Garcia Serpa esteve na manhã de sábado (20) acompanhando o mutirão da saúde, um evento organizado pelo Governo do estado na cidade de Jardim. Com ele estava o secretário de obras Antônio Aparecido e os vereadores Orivaldo de Andréa, Jancer Vaz de Moura, Jair Ribeiro e o assessor Luiz Farias de Coimbra.
A meta do governo era atender, moradores do município e região (Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho) mais algumas intervenções cirúrgicas e consultas foram disponibilizadas ao município de Nioaque a pedido do prefeito Gerson que reiterou que o município será contemplado com os atendimentos quando o mutirão for realizado em Aquidauana.
Conforme o portal do governo do estado, desde o primeiro da gestão de Azambuja, a caravana vem percorrendo municípios pólos, com atividade nas duas áreas que buscam agilizar o atendimento à população sul mato-grossense, eliminando filas e estruturando hospitais no interior para que não ocorra novo acúmulo de demanda por exames, consultas e cirurgias.
Os serviços em Jardim foram executados por uma equipe de 170 profissionais da área médica e 14 veículos adaptados para a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias.
Entre as especialidades oferecidas estão: ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia e cirurgia ginecológica, além das consultas odontológicas, tomografia computadorizada, Raio X, mamografia, exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação e palestras
O Governador Reinaldo Azambuja disse que a cada edição da caravana da saúde, ter mais certeza de que todos os esforços para realizar esta grande ação pela nossa gente vale a pena. Só neste sábado, na microrregião de Jardim, até o final da manhã, 4 mil pessoas passaram pela Caravana e 900 consultas de especialidades médicas variadas foram realizadas. Desde terça-feira, em oftalmologia, já foram feitos 3,5 mil atendimentos e mais de 630 cirurgias. A prioridade da população é a saúde, e cuidar da população é a nossa prioridade.
Cícero de Souza