NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 22/09/23


Pensar em propostas e ações que serão a base para uma política estadual para o setor da Economia Criativa é o objetivo dos encontros regionais que estão sendo realizados em todas as regiões do Estado. Iniciado em agosto na cidade de Corumbá, o encontro teve a sua terceira edição nesta quarta-feira (20) em Ponta Porã, com a presença de representantes de Bela Vista, Amambai, Novo Horizonte do Sul.

Durante o encontro, realizado no Centro e Convenções de Ponta Porã, diversos artistas da região da fronteira apresentaram seus produtos evidenciando os traços culturais e as influências locais que envolvem o Brasil e o país vizinho.

Para o prefeito de Ponta Porão, Eduardo Campos, as parcerias do governo do Estado e das instituições Sebrae, Sesi e Sesc estão sendo determinantes na execução das ações de vão levar ao Plano Estadual do setor. “Esse encontro regional é a oportunidade que estamos tendo de discutir com a sociedade o projeto de economia criativa; quando a comunidade participa, melhora o setor e o resultado vem com a legitimidade”, destacou.

Contemplando todas as regiões do Estado, e alcançando os 79 municípios, serão realizados oito encontros estaduais promovidos pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae. Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz da Silva Vieira, o objetivo é ouvir os “criativos” de Mato Grosso do Sul. “Sabemos que essa é uma área muito diversa e abrangente, neste sentido, percebemos a importância da participação de representantes dos setores nas discussões para elaboração de um plano estadual com horizonte até 2030”, explica.

Durante o encontro, são trabalhadas temáticas dos eixos de gestão, qualificação, financiamento, mercado, marcos legais e meio ambiente. “Incluímos em nossas ações, nuances da economia colaborativa, setores afins que estão se organizando em torno de um propósito maior, uma grande coalisão, onde são alinhados e documentados os principais interesses de cada segmento, tudo isso num esforço conjunto entre os setores público e privado”, completa Daniele.

De acordo com o superintendente de Economia Criativa, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Décio Coutinho, o objetivo dos encontros é de ouvir as diferentes vozes e contemplar a diversidade do Mato Grosso do Sul no documento final que será o Plano Estadual. “Este momento é importante pois estamos percorrendo todas as regiões do Estado e, aqui em Naviraí, recebemos representantes de vários municípios que querem fazer parte dessa nova política estadual”, destaca.

O próximo encontro regional ocorre em Campo Grande (27/09). Já o I Encontro Estadual de Economia Criativa, que acontecerá na capital, no dia 5 de dezembro, deve finalizar os debates, quando será formatado o Plano Estadual de Economia Criativa, com as prioridades e sugestões elencadas nos regionais.

Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS, no número 0800 570 0800.

Com informações da assessoria

Compartilhar: