PF apreendeu 6 mil pneus em operação de combate a vendas ilegais em MS
No total, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão pelas equipes da PF e Receita Federal
Movimentação de policiais federais e auditores-fiscais no local onde os pneus foram localizados. (Foto: Paulo Francis)
A Polícia Federal estima a apreensão de 6 mil pneus durante a operação Wrong Tires (pneus errados, na tradução literal), deflagrada na manhã desta terça-feira (28), em diversos estabelecimentos que comercializam peças ilegais em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a nota enviada à imprensa, número exato de pneus apreendidos somente será alcançado após a separação das “bolas de pneus” visto que estes conjuntos podem conter 2, 3 ou até 4 unidades.
Ainda segundo o texto, diversos documentos e aparelhos celulares foram recolhidos.
Conforme a PF, os pneus eram trazidos do Paraguai, armazenados em um depósito e posteriormente, distribuídos a empresas do mesmo grupo para comercialização. O nome dos envolvidos não foi divulgado.
Durante a investigação, foi apurado também que os pneus são transportados um dentro do outro, técnica conhecida como “bola de pneus”, o que causa deformações nas estruturas e compromete a segurança na utilização.
Um dos locais visitados pelas equipes nesta manhã foi a Auto Center D’car, na Avenida Marechal Deodoro, em frente ao Terminal Bandeirantes. A reportagem tentou falar com alguém responsável pela empresa, mas não conseguiu contato.
Além da baixa qualidade, foi constatado que os pneus não possuem garantia e não há informações sobre sua procedência, o que coloca em risco a segurança do condutor do veículo e de terceiros.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três centros automotivos, localizados na Avenida Marechal Deodoro, na Rua Ana Luísa de Souza e Avenida Graça Aranha, no Bairro Aero Rancho.
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS