Em atendimento ao plano nacional, o 9º G.A.C, sob o comando do Tenente Coronel Moacyr Azevedo Couto Junior intensificou atuação no combate ao mosquito Aedes aegypti, já conhecido por transmitir a dengue e o chikungunya.
A ação aconteceu no dia 13 de fevereiro, na parte da manhã na Praça dos Heróis, com participação da secretária de saúde do município.
Estiveram presentes, o prefeito Gerson Garcia Serpa, do legislativo vereador Jancer Vaz Moura, e secretariados do município.
O exército organizado em equipe, acompanhado de agentes de saúde, visitaram bairros do município, onde foram recolhidos lixos, entulhos e distribuídos panfletos contendo práticas de combate à dengue e prevenção.
Barracas foram instaladas na Praça com a finalidade de esclarecimento de prevenção contra a dengue.
Em Nioaque vários casos foram diagnosticados, não chegando a ser epidêmicos.
Com o grande volume de chuvas, faz-se necessário prevenir, além das ações do poder público, a população também pode e deve colaborar para evitar a proliferação do mosquito. Não deixar água acumulada é o principal cuidado, já que é onde a fêmea bota os ovos. Segundo estudos, cada vez, um mosquito deposita cerca de 40 ovos.