NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 30/05/16


13256526_786826491454781_3816647067266896425_nEntrevista com Roseli Kuroki, 55 anos, casada com Hilton, moradora da Colônia Conceição há dez anos, pequena produtora, trabalha com gado leiteiro, descendente de japoneses, se intitula pré-candidata ao cargo do legislativo, pelo PSL (solidariedade).

1ª vez que se filia a um partido político, colocando-se a disposição de novas idéias.

 

 

 

Nioaqueonline: Porque você resolveu entrar para a política?

Roseli: Porque a gente tem vários problemas no assentamento, e não conseguimos respostas das autoridades políticas. Então resolvi tentar, para fazer algumas mudanças para nossa comunidade.

Nioaqueonline: Porque você escolheu esse partido?

Roseli: Já pelo próprio nome onde diz “Solidariedade”, também por conhecer  o presidente do partido que é professor Emerson Nahabedian Ramos, que me convidou. Além do nome do partido acredito que as propostas apresentadas, a gente pode ajudar outras pessoas.

Nioaqueonline: Em seu ponto de vista, quais as maiores dificuldades que vocês (moradores) encontram na colônia?

Roseli: Saúde estradas e educação.

Saúde: Médico está indo duas vezes por semana, ficando até a hora do almoço, e nem sempre que o cidadão pega ficha para ser atendido consegue ser atendido. Em casos de urgências se tiver médico atende, caso contrário tem que se deslocar até Nioaque. O número de fichas para atendimentos médico e muito pouco pelo número de assentados, que depende do posto de saúde ali instalado. Esse é um dos maiores problemas.

Estradas: Após três anos  de administração dessa gestão, agora que houve manutenção das estradas em alguns pontos. Essas manutenções deveriam ser feitas com mais frequências, pois os produtores não têm como escoar os seus produtos, implicando também na educação, onde já aconteceu de ônibus escolar estragar por falta de uma estrada boa, e há pontes estragadas também, já aconteceu de alunos terem que descer do ônibus para atravessar a ponte a pé. Todas essas necessidades poderiam ser sanadas, mas  o poder público fecham os olhos.

Outro fator é quanto a merenda escolar das crianças. Tem criança que sai de sua casa as cinco da manhã e vão fazer sua primeira refeição na escola, e não há uma alimentação adequada. Falta de monitor nos ônibus que levam os alunos,  somente o motorista para tomar conta das crianças, não há condições do motorista cuidar de todas as crianças, e muita responsabilidade para ele.

Nioaqueonline: Baseado em seu ponto de vista quanto às dificuldades, você acredita que as pessoas estão aptas a querer a mudança no quadro da administração pública, e assim possa dar mais respaldo às necessidades mencionadas por você?

Roseli: Sim. A grande maioria quer essa mudança, eles querem ser ouvidos e ser atendidos, pelo menos no básico.

Nioaqueonline: Por ser a 1ª vez que você participa da política partidária, você visualiza alguma dificuldade?

Roseli:  Muitas. Não e fácil porque a situação do Brasil já está difícil, assim no estado refletindo nos municípios. A maior dificuldade é você falar para as pessoas, elas já não acreditam mais nos políticos.

Nioaqueonline: Como você avalia a administração pública em Nioaque?

Roseli: Falida em todos os sentidos, falta apoio aos professores, falta apoio a saúde. São questões que o poder público não dá respaldo. Acredito que isso pode mudar, por isso me coloco como pré-candidata, para tentar fazer a diferença.

Nioaqueonline: O seu partido  estará acompanhando qual pré candidato ao executivo?

Roseli: Mene, o partido está em conversa, bem definido a acompanhar o pré-candidato Mene.

Nioaqueonline: O que a população pode esperar da Roseli?

Roseli: Se eu conseguir chegar lá, quero ser uma vereadora presente, tanto na saúde, quanto na educação, quero ser comprometida com as necessidades da comunidade. Criar mecanismo de apoio aos pequenos produtores rurais.

Nioaqueonline: Você falou sobre apoiar os pequenos produtores, na sua comunidade há cooperativas aos pequenos produtores?

Roseli: Não

Nioaqueonline: Como vocês fazem pra vender as suas produções?

Roseli:  Cada um por si, eu trabalho com produtos derivados do leite, e não tenho apoio, e não há um núcleo de apoio.

Nioaqueonline: Qual a sua análise das eleições passadas?

Roseli: As pessoas acreditaram nas propostas sendo as mais variáveis para o momento, e hoje o reflexo e visto pelo desânimo, de não ser o esperado. E vejo isso conversando com as pessoas.

Nioaqueonline: O que você espera dessa nova eleição?

Roseli: Que as pessoas voltem a confiar na política, nas novas lideranças, e analisem as melhores propostas para o município. Que essa nova eleição possa trazer esperança de melhorias para Nioaque.

 

Nioaqueonline: Em seu ponto de vista, a mulher pode ter um papel fundamental na política?

Roseli: Não só pode como deve ter. Ela e essencial, a mulher é a base da família em uma casa, e por que não dentro da política?

Eu acredito que se tivessem mais mulheres na política, acredito que teríamos mais incentivo de trabalhos a outras mulheres.

Nioaqueonline: Deixe suas considerações finais

Roseli: Pretendo iniciar esta caminhada política, principalmente por estar preocupada com a atual situação em que se encontra a minha comunidade, e o município.

Ingressei no partido Solidariedade por ser um partido novo, sem vícios, e me identifico com as suas principais causas, saúde, educação, e com os pequenos produtores de Nioaque. Pretendo ser uma nova opção aos moradores de Nioaque, com muito respeito e trabalho sempre voltado para a coletividade.

 

 

 

Compartilhar: