Nioaqueonline entrevista Bruno Vieira Nogueira, 37 anos, Bioquímico formado pela Universidade UNOESTE funcionário público, empresário da Clínica “Laboratório Brunno” filho do ex-prefeito Noé Nogueira Filho, casado com Larissa, pai de Maria Eduarda, Maria Jullia e Brunno Izaac.
Foi militar por sete anos, servindo como oficial farmacêutico, na seção de saúde, evangélico da Igreja Batista.
Intitula-se pré-candidato ao cargo executivo pelo PDT.
Já participou do PV (Partido Verde).
Nioaqueonline: Porque você decidiu entrar para a política?
Bruno: Eu tenho uma história política na família, desde a época que Nioaque era Intendência, onde meu bisavô Avelino Nogueira era o intendente. Depois meu bisavô, pai adotivo de minha avó, ItaloBertola foi prefeito por dois mandatos, e meu pai que foi vice prefeito, e prefeito por dois mandatos. Cresci dentro do cenário político, eu vi administração desde criança. Depois que me formei, passei a me interessar mais, tendo em vista a veia política familiar, e o amor pela cidade que moro. Acompanhei com detalhes as últimas administrações, por ser profissional da saúde, tive oportunidade de viver algumas situações distintas, como a carreira militar e como funcionário público municipal, vivendo o processo administrativo, estando sempre atento a evolução política, hoje me sinto preparado para assumir o cargo tranquilamente.
Nioaqueonline: Porque você escolheu o PDT?
Bruno: Por ser um partido central, onde tem a facilidade de coligar com outros partidos, também pelo apoio que tive do deputado federal Dagoberto Nogueira, e o então deputado estadual na época Felipe Orro. Entendo que a política é união, onde precisa-se fazer um grupo de pessoas que pensam da mesma maneira, para fazer composição com outros partidos.
Nioaqueonline: Apesar de você nunca ter participado diretamente da administração pública,você está sempre participando do processo dentro da funcionalidade, tal como coordenador do trabalho de sua seção, fale um pouco desse trabalho?
Bruno: Todo laboratório e farmácia necessitam de um profissional para responder pela funcionalidade técnica. E eu sou concursado desde 2009, como bioquímico, e trabalho prestando serviço ao município desde 2002 sendo capacitado para assumir o trabalho em análises e clínicas, e dentro dessa função existe uma pessoa que seja responsável técnico junto ao conselho de farmácia, sendo eu o responsável. Além da realização de exames laboratoriais, sou responsável pela parte funcional no laboratório, pelos pedidos de reagentes, tenho a responsabilidade pela equipe quanto a sua funcionalidade. Esse cargo não é de confiança, é uma função obrigatória, exigida pelo conselho de farmácia, e o responsável tem que ter disponibilidade de horário.
Nioaqueonline: Há algum tipo de dificuldade que você presencia ao atuar como coordenador?
Bruno: Não tenho dificuldades nenhuma. Já tivemos em torno de sete secretários, e com todos tive bom relacionamento, todas as solicitações foram atendidas. O serviço entendo que é bom, não há problemas.
Nioaqueonline: É de conhecimento da população que há alguns dias faltam medicamentos e materiais para realizar exames, isso procede? E você como coordenador de trabalho de sua seção, há algo que pode ser feito para que essa falha não ocorra?
Bruno: sim, durante dois meses mais especificamente Abril e meados de Maio, devido as dificuldades em realizar a licitação, e também ao ser marcada a data da licitação não houve comparecimento de nenhuma empresa, prolongando assim a falta de reagentes. A minha parte foi feita, como de costume elaboro um pedido anual, para que seja licitado, e isso foi feito ainda no mês de Janeiro do corrente ano e entregue à secretária Izabel, e a mesma encaminhou para a prefeitura.
Nioaqueonline: Como você avalia o executivo?
Bruno: Nosso país passa por muitas dificuldades, principalmente no cenário político e econômico, isso sem dúvidas nenhuma reflete nos municípios, mas a administração pública deve se esforçar para cumprir com os seus compromissos, e tem como parâmetro de avaliação do executivo, a própria população. Por isso me coloco na condição de pré-candidato, por entender que tanto administrativamente, como politicamente posso atender as necessidades da população de Nioaque. Acredito que atual administração cometeu sim alguns erros, principalmente que se diz respeito ao funcionalismo público, a exemplo disso a reposição salarial, em outros setores como saúde por exemplo existe muita falta de recursos, os repasses vindo de fundos próprios, do estado e governo federal para este fim são pequenos, e o custo para fazer uma secretária andar é alto, na educação, pelo que sei também existem verbas de fundos próprios onde a fiscalização e a destinação dos mesmos são acompanhadas de perto, vejo que a atual administração erra também na gerência destes recursos, proporcionando assim uma deficiência nos serviços e falta de materiais nos setores, acredito e tenho visto o esforço do prefeito em recuperar algumas estradas e também em atender a necessidade da população , porem isso não tem sido suficiente, pois vemos um município com vários problemas e grandes dificuldades, tornando-se um grande desafio aquele que pleiteia este cargo do executivo.
Nioaqueonline: Você acredita que essa próxima eleição possa mudar esse cenário?
Bruno: Sim, creio que os candidatos novos não tiveram história na administração, isso é benéfico, como pré-candidato tenho que acreditar que uma nova administração, com novos conceitos, novas atitudes podem sim mudar esse cenário. Entendo também que as dificuldades são muitas, porém tenho consciência de que algumas atitudes pontuais podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida da população de Nioaque.
Nioaqueonline: Como você avalia o legislativo?
Bruno: Existem vereadores sérios, comprometidos com a população que os elegeram, porém acredito que assim como no executivo é importante que haja uma renovação. A administração municipal depende muito da atuação de seus vereadores, e vejo hoje uma câmara acomodada com os problemas existentes no município. Cada vereador precisa diariamente dar uma satisfação a quem o elegeu, estar atento as necessidades básica da população. Por isso reforço a necessidade de uma possível renovação também na câmara municipal.
Nioaqueonline: Percebemos muitas críticas da população, mas o prefeito conseguiu ter até pouco tempo, unanimidade no legislativo. Como você avalia esse processo?
Bruno: Acho ruim, porque como já disse, o município têm problemas, tem dificuldades, e é impossível que todos pensem da mesma maneira. A oposição buscando interesse da população é saudável para o próprio executivo.
Nioaqueonline: Você já participou do conselho da saúde? Como é na hora da decisão de aprovar, por exemplo, as contas da secretaria, você já se posicionou contrário?
Bruno: Sim já posicionei. O conselho de saúde é formado por três segmentos, um que representa os trabalhadores em saúde, outro que representa os usuários do SUS, e outro que representa o gestor. Eu representava os trabalhadores da saúde, escolhido pelos próprios trabalhadores da saúde. Nesse segmento fui coordenador por três anos. O conselho é composto por trinta e dois conselheiros, sendo dezesseis usuários, oito trabalhadores de saúde e oito gestores. O conselho é composto por quatro comissões específicas, sendo que uma comissão que avalia o financeiro da saúde municipal. Eu sempre acompanhei as decisões dessa comissão, por algumas vezes foram aprovadas e outras reprovadas, por justiça e por conhecimento, ela é compostas por pessoas que avaliaram o financeiro, certamente tiveram base para tal decisão, e como membro do conselho, simplesmente concordei com a análises feitas por comissão.
Nioaqueonline: Há possibilidade se você não viabilizar sua candidatura ao executivo, de você aceitar ser vice ou vereador?
Bruno: Inicialmente sou pré-candidato ao executivo, mas não tem como fugir da opinião pública, que através de pesquisas e também de conversas venho tendo com a população, me fazem acreditar nessa possibilidade, se a coleta de dados me posicionar ou mostrar chance de ser um candidato ao executivo, certamente serei. Caso isso não aconteça, dependendo do partido e do pensamento de outro candidato pode haver sim uma composição, e dentro dela ser candidato a vice ou apenas ajudar o processo eletivo.
Nioaqueonline: Você já recebeu convite para estar participando como vice-prefeito?
Bruno: Não.
Nioaqueonline: Seu pai foi vice-prefeito e prefeito por duas vezes, tem algo na administração dele que você restritamente não faria?
Bruno: Todo cidadão nioaquense conhece o ex-prefeito Noé, meu pai com todas as dificuldades que já existiam na época, na minha avaliação fez uma boa administração, onde muitos de seus atos podem não ser lembrados, como por exemplo, parte do esgoto do município, asfalto e principalmente assistência ao pequeno produtor, ao trabalhador rural e aos índios, nunca fugindo do dialogo para que fossem sanados os problemas existentes à época, tanto é verdade que sempre que há um processo eleitoral no município o nome dele é muito lembrado, o que me estimula ainda mais para a investidura em uma possível candidatura. Talvez se eu puder pontuar uma coisa que eu faria e que ele mesmo me alerta sempre, é ter mais cuidado com o sistema burocrático, documentações, leis, que hoje o prejudicam, e fazem com que ele sofra com o processo de improbidade.
Nioaqueonline: É notória a condição de seu pai perante a justiça eleitoral, ou seja, sofreu improbidade administrativa, você é bem estruturado financeiramente, entrar na política não te dá medo de acontecer com você o que vem acontecendo com muitos políticos nesse sentido?
Bruno: Não me dá medo, entendo que sou um profissional de saúde por formação, e se chegar a ser um gestor em uma possível administração, tomarei o cuidado de entender que isso é uma etapa que compreende quatro anos, e que o cargo que estarei supostamente ocupando é da população. Então é preciso cumprir com as minhas atribuições de maneira que isso não interfira na minha atividade particular. A organização é fundamental para o que aconteceu com outros administradores, não venha acontecer nesse período de uma possível administração minha.
Nioaqueonline: Como pré candidato ao executivo, o que a população pode esperar do Bruno?
Bruno: Gostaria muito de apresentar à população uma nova e concreta alternativa, para direcionar os rumos da nossa cidade, acredito que ouvir o que pensa a população é fundamental, temos um município com aldeias indígenas, assentamentos rurais, e que são muito distantes, portanto precisa-se de boas estradas, uma saúde e educação adequada, promover a geração de empregos, apoiar os produtores rurais, proporcionar diálogo com as mais diversas lideranças, e principalmente procurar cumprir com o que foi planejado, para ser executado pela administração.
Nioaqueonline: Deixe suas considerações finais.
Bruno: Acho muito importante poder me apresentar à população nioaquense de forma mais ampla, às redes sociais, sites e outros meios de comunicação proporcionam uma interação com a população, e como pré-candidato estou muito seguro da decisão que tomei. Por amor ao meu município, entendo que posso contribuir muito para futuro avanços e crescimento da nossa cidade. Agradeço a Elizete Maidana por tão preciosa oportunidade, para que as pessoas possam me conhecer melhor. Vivo em Nioaque, acredito em Nioaque, e creio que possuímos um enorme potencial, tanto populacional como estrutural, basta colocar em prática as nossas atribuições. Um grande abraço a todos e que Deus os abençoe!