Nioaqueonline entrevista Silvano Galerani, 39 anos, solteiro, empresário da empresa BK Informática, natural de Xambre-PR, mora em Nioaque há 21 anos. Foi militar por 9 anos e 11 meses, exercendo a função de CB no exército. Pai de dois filhos, Bruno e Karol, e hoje se intitula pré candidato ao cargo do legislativo.
Nioaqueonline: Qual é o seu partido, você já participou de outros?
Silvano: Hoje faço parte do PSL (Partido Socialista Liberal) mas já participei do PDT e PSDB
Nioaqueonline: O que é ser vereador para você?
Silvano: é representar a população, ter o valor nobre de representar o povo da cidade, desempenhar o papel importante de fiscalização do erário público, cuidar da saúde, da educação, saneamento básico, que é um direito constitucional, e de zelar pelo patrimônio público.
Nioaqueonline: O que te levou a entrar para o meio político?
Silvano: Eu sempre fui convidado, mas como sempre trabalhei na parte de informática do cartório eleitoral, dei prioridade ao trabalho que aumentou meu currículo. Com isso pude observar as necessidades e dificuldades do pessoal das colônias, e da região urbana, isso é que foi mudando meu conceito de querer participar do pleito, e hoje sou pré candidato ao cargo do legislativo.
Nioaqueonline: Porque você quer ser candidato a vereador por Nioaque em 2016?
Silvano: Por ser morador da cidade, e ver as dificuldades na área da saúde, educação, e por meios políticos e legais podemos ter muito mais para a cidade. Nioaque é uma cidade bem acentuada, perto da capital e dispõe de muitos recursos que podem ser explorados. Tem uma vasta agricultura, e vejo que não há incentivo nenhum, o que causa perdas para os agricultores. A maior indústria de Nioaque , que é o frigorífico, está fechada, deixando de gerar mais de 180 empregos diretos. Tudo isso me fez querer a lutar por Nioaque e me coloco como pré candidato.
Nioaqueonline : A população está desacreditada nos políticos. Porque acreditar no Silvano?
Silvano: Por ter conhecimentos legais, das leis federais as quais compõem o legislativo. Porque faço parte da cidade e como morador e comerciante tenho sofrido muito com a falta de infraestrutura e emprego. Eu quero mudar esse quadro, tentando conversar com os deputados, pessoas de maiores escalão, tentar reabrir, por exemplo, o frigorífico, conversar com os líderes dos assentamentos para que seja iniciada a idéia da cooperativa, e como o município tem condições de ter um laticínio funcionando a todo vapor, tentar realizar esse projeto de abertura de um. As pessoas podem acreditar e cobrar. Fora outros projetos tais como: Droga Zero, Circulando Nioaque, Médico nas residências para atender crianças e idosos, Sinalizações das vias públicas, entre outros.
Nioaqueonline : Já existem pré-candidatos definidos a prefeito em Nioaque. Com quem Silvano vai caminhar para prefeito em 2016?
Silvano: O partido está trabalhando para renovação do quadro eleitoral, com propostas idealistas e inovadoras. Dizer com que eu vou somente depois de avaliar as propostas.
Nioaqueonline: Como você avalia a atual administração?
Silvano: A prefeitura a meu ver é uma empresa, que precisa de funcionários e gerenciamento. A cidade passa por dificuldades, mas como é de conhecimento de todos, não só Nioaque, assim como o país está passando por crise financeira e política, que acarreta em diminuição de gastos em todas as áreas. O prefeito atual é uma pessoa boa, e vejo que está tentando ao máximo desempenhar o seu papel. Mas as dificuldades atrapalham um tanto.
Nioaqueonline: Em sua opinião o que deveria ser priorizado em um governo?
Silvano: Com certeza educação, saúde e apoio ao atletismo. Apoiando a educação teremos jovens mais preparados para o mercado de trabalho. Na saúde são visíveis as dificuldades, se tiver uma saúde a contento, com bom atendimento, evitará gastos com transportes aos pacientes para sair para outra cidade. Tem que ter mais medicamentos nos postos de saúde. E apoio ao esporte, dar incentivo e tirar esses jovens da vida sedentária, das ruas.
Nioaqueonline: Como você avalia os trabalhos do poder legislativo em Nioaque?
Silvano: Fraco, poucos projetos, poucas ações. Deveriam se preocupar em buscar mecanismos para criar empregos. Nioaque diminuiu o senso populacional, as pessoas estão indo embora, e o poder legislativo nada faz para reverter essa situação.
Nioaqueonline: O que a população pode esperar de você como pré candidato ao cargo do legislativo?
Silvano: Lealdade ao povo, compromisso e parceria com a população. O Silvano de hoje será o do depois.
Nioaqueonline: Você é empresário, como você avalia o incentivo por parte da administração pública à classe que você pertence?
Silvano: Bem fraca, as compras maiores licitadas, sempre quem ganha são os de fora, e quem paga os impostos para a cidade são os comerciantes locais, e com isso que perde é o município, deixa de ganhar.
Nioaqueonline: Você é iniciante na classe política, você tem algo que possa se destacar para começar essa trajetória?
Silvano: A minha própria pessoa, sou uma amigo de todos, e pretendo manter isso. E estou com a pretensão de entrar para o meio político por pedidos de amigos, que vêem em mim uma possibilidade de melhoria no setor público. É isso que pretendo mostrar.
Nioaqueonline: Deixe suas considerações finais.
Silvano: Sei que sou novo na política, mas nem por isso vou deixar de cumprir com os objetivos e idéias que tenho. Através dos meios legais, buscando melhorias para nossa cidade e nossa população, que envolve crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade, que votam e querem um retorno de seus candidatos. Para mim é tudo novo, mas não é impossível ser uma pessoa melhor e provar que atuar é possível, com honestidade e trabalho. Deixo uma frase: “A vida é dura para quem é mole”.