ATENÇÃO NIOAQUE!!!
CUIDADO COM ATAQUES DE ABELHAS…
O site recebeu informações via whatsapp, de que nas mediações da ponte saída para o Bairro São Miguel, estão sendo registradas vários ataques de abelhas, em alguns casos, os atacados chegam a necessitar de atenções médicas. O assunto é sério, e necessita decuidados por parte dos transeuntes e das autoridades.
Apesar de sozinhas parecerem inofensivas, as abelhas em enxame podem causar grandes danos e levar até a morte. Segundo muitos especialistas no assunto, entre a primavera e o verão, aumenta o número de abelhas, o que faz também aumentar os casos de ataques dos insetos.
A teoria é de que, como nos meses quentes tem um maior número de cores, o que chamam atenção das abelhas, aumentando sua quantidade nesse período para fazer a polinização, acontecendo os ataques.
Outra teoria segundo os especialistas é de que a abelha não se sente atraída por cores claras. Tanto que sempre que profissionais trabalham com as colmeias e enxames, utilizam macacão em cores claras.
Outros atrativos de abelha são os alimentos e bebidas, as abelhas ao sentirem esse cheiro de alimento ou bebida doce, elas se alimentam e levam para a colmeia e enxame.
Uma picada de abelha pode não fazer tanto mal, caso a pessoa não seja alérgica, mas para um alérgico já poderia ser grave. Normalmente, uma abelha não se sente acuada. Ela pode voar 2km da região da colmeia para fazer polinização. Uma distância segura para evitar ataque é de no mínimo 300 metros do enxame. Não se deve bater nas abelhas, no máximo, assoprar para saírem de perto. Do contrário, elas podem se sentir acuadas e feridas, procedendo assim o ataque.
Em caso de picada de abelha, orienta-se colocar gelo para diminuir o inchaço e o efeito inflamatório. Quando a abelha pica, o ferrão fica aparente. Quanto mais rápido conseguir tirá-lo, menor vai ser o processo de inflamação, segundo os especialistas.
Havendo um enxame em local público, o correto é denunciar para as autoridades, para que as mesmas tomem providências cabíveis, tornando o local seguro à população. Nesse caso, o Corpo de Bombeiro, pode ser acionado, vez que possui técnicas corretas de retiradas, e assim os insetos poderão ser devolvidos à natureza.