O evento começou com a abertura dos portões às 7h30 e encerrará às 20h, com show do Rosa de Saron
Nem a chuva desanimou os jovens católicos que se reuniram neste domingo (26), no Ginásio Guanandizão, para participar da primeira Jornada Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul. O evento começou com a abertura dos portões às 7h30 e encerrará às 20h.
Com o tema “Corações Ardentes, Pés a Caminho”, inspirado no Ano Nacional Vocacional, e tendo como plano de fundo o lema da Jornada Mundial da Juventude de 2023 em Lisboa, “Maria Levantou-se e Parou Apressadamente”, o evento prometeu uma experiência espiritual e cultural única.
Apesar da chuva, todas as ruas ao redor do ginásio estavam repletas de carros e ônibus, indicando a presença massiva dos participantes. De acordo com o organizador do evento e responsável pela pastoral juvenil de MS, padre Linniker Matheus, cerca de 13 mil pessoas se inscreveram para o evento, mas a expectativa é receber 15 mil fiéis ao longo do dia.”É um evento rotativo, então as pessoas vêm e saem”.
Padre Linniker avalia movimentação do evento (Foto: Alex Machado)
O padre Linniker também ressaltou que, apesar da chuva, a programação transcorreu sem contratempos, realizada na área coberta. “Por incrível que pareça, durante a chuva, a programação estava acontecendo dentro dentro do ginásio. Então nem a chuva para a juventude católica”
A programação de shows incluiu apresentações dos grupos musicais Fraternidade São João Paulo II, DJ, Colos de Deus e Rosa de Saron. “A missa foi pela manhã. Agora estão tendo confissões, adoração, catequeses e mais shows’, reitera o Linniker.
Jovens aproveitam show na área externa do ginásio Guanandizão (Foto: Alex Machado)
Participantes – Com um público animado e diverso, o evento segue com apresentações musicais na parte externa do ginásio. A família do logístico Marcelo de Paula, de 47 anos, logístico, e da advogada Adriana Aparecida, de 43 anos, é uma das que estiveram presentes na jornada.
Acompanhados de suas filhas e do genro, o casal destacou a importância de participar do evento em família. Marcelo também apontou que o evento mostra a influência da Igreja Católica Romana. “É muito importante estar aqui, principalmente a juventude, porque é um evento da Igreja Católica. Muitos pensam que ela [a igreja] está adormecida, mas não. Estamos aqui mostrando que cada vez mais estamos fortes”.
Marcelo levou a família para aproveitar programação da Jornada Estadual da Juventude (Foto: Alex Machado)
Sobre a chuva que marcou o dia, Marcelo compartilha uma perspectiva positiva. “Acho que a chuva não atrapalhou, pelo contrário. Acho que Deus é tão bom que ele trouxe a chuva para deixar o clima saudável e legal para ficar com a família”, comenta.
Outros participantes vieram do interior do Estado, como é caso da caravana da Comunidade São José, de Corumbá, que percorreu 419 quilômetros, de ônibus, para estar nesse evento. Ao todo, são 52 pessoas, que irão retornar hoje mesmo, às 00h.
Uma delas é a dona de casa Márcia Galdino, de 56 anos, que não mediu esforços para acompanhar os jovens de sua comunidade. “No momento eu vim para acompanhar os jovens, porque alguns são menores de idade e precisam de um responsável para estar acompanhando eles durante a viagem. São filhos, sobrinhos e tem mais uns ‘perdidos’ que vieram com a gente”, brinca.
Márcia também destaca a importância de manter os jovens envolvidos na vida da igreja. “Nesse momento que nós estamos vivendo, é muito importante eles estarem ingressados na igreja. Então a gente tem que apoiar o máximo eles nisso, dar apoio e acompanhá-los em tudo o que é preciso, para que eles não peguem outros caminhos”.
A chuva, que marcou presença durante o evento, foi recebida por Márcia como uma bênção.”Mais cedo estava muito quente e o pessoal estava sem pique. Depois da chuva, o clima melhorou e está uma maravilha”, compartilha.
Apresentação do grupo musical Fraternidade São João Paulo II (Foto: Alex Machado)
Outras caravanas vieram de outros estados, como é o caso do grupo liderado pelo Padre Denilson Bezerra. Ele explica que veio com uma caravana de Primavera do Leste (MT), para participar de uma reunião da juventude salesiana, mas que aproveitaram para participar da Jornada Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul.
“Ficamos sabendo do evento e falei: “É impossível saber que tem um mar de juventude sedenta e a gente não estar presente como salesianos, filhos de Dom Bosco. E aí, não perdemos a oportunidade. Iríamos embora hoje e deixamos para amanhã, para poder participar do evento”, comenta.
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS