NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 17/05/23


Todas as quartas-feiras, às 12h30min, estudantes, professores, técnicos das unidades localizadas no Setor 3 (localizado às margens do Lago do Amor) tem um encontro marcado com a música, a poesia, a dança, as artes. Trata-se do projeto de extensão Sarau na Sombra idealizado e coordenado pela professora do curso de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) Patrícia Rocha. “O esperado é que os participantes possam construir belas memórias e se expressar em toda sua totalidade, sem medo de ser o que são e, principalmente, que sejam sujeitos livres de todo tipo de preconceito ou discriminação. A expectativa também é de que o Sarau alcance mais espaços na Universidade. No futuro queremos ‘ocupar’ outras sombras da UFMS e transformar o projeto em algo itinerante. Além disso, o projeto busca integrar a comunidade externa para que as pessoas percebam que existe espaço para a livre expressão artística aqui dentro e que todos são bem vindos nessa instituição que é pública e democrática”, diz Patrícia.

Para auxiliar na organização e realização da ação, a professora conta com a participação de 20 acadêmicos e de outros professores do curso. “Nosso foco maior é abrir um espaço para que estudantes do curso de Letras mostrem seu talento em diferentes manifestações artísticas, mas já recebemos acadêmicos de outros cursos como Física e Arquitetura e Urbanismo e queremos ampliar cada vez mais essa integração entre os cursos”, explica o estudante do terceiro semestre de Letras João Victor Pereira de Souza Henrique. “O importante em suma é isso, ter esse espaço toda a quarta, com constância, para que todos conheçam o projeto”, complementa.

“A ideia é que continuemos a fazer isso por muito tempo e, quando nos formarmos, vamos incentivar os nossos colegas a participarem. Queremos que o projeto integre um memorial do curso de Letras, seja identificado como algo que é do curso e que vai permanecer mesmo que nós não estejamos mais na graduação”, explica João.

Em relação ao nome, o estudante explica que a ideia inicial era propor Sarau de Quinta, pois seria realizado às quintas-feiras. “Não tínhamos ideia do nome e viemos com a proposta de Sarau de Quinta, pelo trocadilho com a palavra, por exemplo, podemos brincar com os significados: quinta – dia da semana ou quinta-feira – ou  quinta – no sentido figurado: algo duvidoso, desprezível. Mas, por decisão da maioria, optamos por realizar o projeto nas quartas-feiras. Então, a professora Patrícia trouxe a ideia de Sarau na Sombra, por conta do ambiente, das mesas e bancos sob a sombra das árvores. Ainda também há uma aliteração com o som do “s” inicial das duas palavras – Sarau na Sombra. E achamos que o nome era legal e optamos por esse”, fala o estudante.

Ele explica que a programação é feita a partir do preenchimento de formulário – link.ufms.br/saraunasombra.

Compartilhar: