O braço de gestão de recursos do banco Itaú, o Itaú Asset, emitiu um alerta sobre os impactos da política econômica do Brasil sob o governo de Lula (PT). Em carta enviada aos cotistas, o Itaú diz que as primeiras ações do governo vão na direção contrária ao ajuste fiscal. A instituição também reclama sobre os dados econômicos que ficam ofuscados pelo noticiário político.
“Teremos um ano desafiador internamente. Não se tem detalhes sobre como o governo pretende desenhar a futura regra fiscal, bem como se uma eventual reforma tributária trará um aumento relevante na arrecadação. Com isso, as expectativas de inflação para diversos prazos passaram a subir”, disse a instituição.
“Nossos desafios de entender o novo arcabouço fiscal e as novas políticas econômicas do governo que acaba de assumir trará, no mínimo, alguma entropia e volatilidade aos mercados”, afirma o banco.
Desde os atos de domingo, em Brasília, o noticiário e as ações do governo vêm sendo direcionados para longe da pauta econômica, distraindo a opinião pública de um tema que estava levando a discussões nas primeiras semanas do novo governo.
Fonte: Brasil Sem Medo