NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 19/05/23


Nesta manhã de sexta-feira (19), indígenas da Aldeia Lalima, que fica a 45 Km do centro de Miranda (MS), estão protestando em frente a Prefeitura, por melhorias relacionadas a saúde de alunos e infraestrutura da escola da aldeia.

Eles alegam que a caixa d’água está com a tampa rachada e acharam fezes de ratos e morcegos, o que compromete a saúde dos alunos. A Escola está abandonada e a estrutura está precária.

Na cozinha da escola o forro também está com problemas. Com isso a higiene fica comprometida, podendo contaminar a refeição das crianças. As panelas estão sem condições de uso.

“As panelas estão bem feias, sem condições de uso. Então nós viemos resolver isso aí, porque não dá pra ficar assim”, relata o índio que não quis se identificar.

Outro problema é a janela da cozinha que não fecha e gatos entram no local. “Nós estamos reivindicando pela saúde dos alunos da Aldeia Lalima”.

O desprezo à saúde dos moradores da Aldeia Lalima por parte da Prefeitura de Miranda afronta o decreto presidencial que criou o Ministério dos Povos Indígenas, em 1º de janeiro deste ano. O documento estabelece que, entre as funções do órgão, está o de ‘’reconhecer, garantir e promover os direitos dos povos indígenas’’ e, diante disso, medidas poderão ser tomadas contra a negligência do Município.

 

Compartilhar: