Gestão moderna e digital. Com este lema o Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta terça-feira (18) o passaporte digital equestre, que vai reduzir a burocracia e facilitar o transporte de equinos no Estado.
Esta medida vai ajudar diretamente as modalidades esportivas como laço comprido e hipismo, que precisam fazer a locomoção dos cavalos para várias cidades onde estão sendo realizadas as competições.
Antes, para transportar os animais eram necessárias todas as documentações em relação ao cavalo impressas como GTA, resenha e exame negativo de mormo. Agora, estas informações estarão presentes por meio de aplicativo, que o transportador vai apresentar aos órgãos de fiscalização nas estradas.
“Faz tempo que discutimos a necessidade de digitalizar este processo, com o passaporte equestre que é digital, sendo uma entrega importante ao setor, porque facilita a vida do produtor, diminui custos e preserva e torna segura a questão sanitária”, disse o governador Eduardo Riedel.
A apresentação do aplicativo foi feito pelo ditetor-presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold. “Simplificar e facilitar o processo. No aplicativo vai poder puxar toda a ficha do animal, tendo disponível a resenha virtual, o GTA digital e os exames que são necessários. Tudo digital”, explicou ele.
Para Elvio Garcês, diretor do Parque do Laçador, esta medida vai contribuir muito com a modalidade, que precisa passar por muitas cidades para realização dos eventos esportivos, levando e transportando os cavalos. “Temos 28 mil associados no Estado e este passaporte digital vai ajudar e somar muito para nosso esporte”.
Para ter acesso a este passaporte digital o transportador deve baixar o aplicativo “App Transportador da Iagro” e realizar os devidos procedimentos, para dispor desta nova tecnologia digital.
Com informações da assessoria