Na próxima segunda-feira (6), às 9h, o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), lançará na Uems de Campo Grande incentivos para a abertura de três novos cursos na instituição em Campo Grande e também em Dourados. São eles: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.
PUBLICIDADE
Atualmente, os três cursos são disponibilizados apenas nas universidades privadas de Mato Grosso do Sul. Para o reitor da Uems, Laércio Carvalho, o incentivo para a abertura dos cursos está atrelado ao fortalecimento institucional e a pesquisa e extensão na universidade na área da saúde.
“Essa abertura é necessária devido principalmente à escassez destes profissionais no Estado de Mato Grosso do Sul. Há pelo menos 10 anos não há profissionais sendo formados no Estado. Há ainda um aumento na demanda reprimida interna do usuário, além de fila do Sistema de Regulação (SISREG) e fila interna dos serviços de reabilitação, retardando o início do tratamento”, explicou Laércio.
Além da abertura dos cursos, na ocasião o governador também autorizará a licitação do Restaurante Universitário da Unidade de Campo Grande, o edital de apoio aos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Uems, pois as tratativas e os estudos já foram realizados. E ainda autoriza estudo de viabilidade técnica para a construção do Centro de Especialidades em Reabilitação – CER, que será referência em estudos avançados do Autismo na região Centro-Oeste.
Para o reitor Laércio Carvalho, a construção do centro de especialidades representa um grande avanço para a saúde do Estado, uma vez que existe uma escassez de profissionais e também de locais apropriados para atender essas demandas.
PUBLICIDADE
Segundo ele, políticas desta natureza serão potencializadas com a atuação das diversas instituições que desenvolvem papel fundamental no terceiro setor, citando o Centro Especializado em Reabilitação da APAE, Centro Especializado em Reabilitação Cotolengo, Associação Pestalozzi, Associação Juliano Varela, Instituo Sul-mato-grossense para Cegos Florisvaldo Vargas – ISMAC, Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (FUNCRAF) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
De acordo com o governo, os serviços especializados são realizados em Campo Grande pelos CER APAE, CER Cotolengo, Associação Pestalozzi, Associação Juliano Varela, ISMAC, FUNCRAF e UCDB, atendendo tanto a Capital quanto interior do Estado, por meio de pactuações e equipes multiprofissionais com no mínimo: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, enfermeiro e médico.
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS