O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, está convencido de que as eleições municipais deste ano não comprometerão o andamento dos trabalhos do parlamento estadual e nem “contaminarão a aprovação dos projetos de interesse da sociedade sul-mato-grossense. “É natural que os deputados participem do processo eleitoral . A disputa faz parte do jogo democrático que não se confunde com o debate e a votação dos projetos de interesse da sociedade”, destaca Claro.
No pronunciamento que fez nesta segunda-feira (5) na abertura da 2ª sessão legislativa da 12ª legislatura, Gerson lembrou o compromisso do parlamento estadual com a entrega de resultados para a população. “Temos uma Casa plural, representativa das diferentes linhas de pensamento, ideologias, representativa de uma sociedade diversa e democrática. As divergências não impedem a construção de consensos com foco em políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais, além de garantir estabilidade institucional, consolidando um ambiente favorável a atração de investimentos, indispensável a geração de emprego e renda ”, argumenta.
Gerson Claro sustenta que “os interesses do Estado estão acima de qualquer divergência política. Superamos com responsabilidade os desafios, consolidando uma Assembleia moderna e aberta à população, promovendo eventos e audiências públicas que fortalecem nosso diálogo com a sociedade. Mantemos firmes nossos princípios, afastando-nos do debate ideológico superficial, pautando nosso trabalho com foco nos resultados para a população. Estabelecemos um ambiente de estabilidade econômica, política e social, alicerçado na transparência e na eficácia de nossas ações”.
O presidente da Assembleia projeta um ano legislativo marcado pela busca por resultados concretos e pela consolidação de um Mato Grosso do Sul mais próspero. “Com coragem, humildade e muita disposição, seguimos avançando na construção de um futuro promissor, fundamentado na sólida base da democracia. A marca que desejamos deixar nesta Assembleia é forjada pela força do trabalho, união e dedicação de todos os deputados. Nossa prioridade é construir consensos e entregar resultados que beneficiem a sociedade, como foi na construção e aprovação da Lei do Pantanal, um marco em nosso compromisso com a preservação ambiental”.
O presidente lembrou que as ações realizadas em 2023 resultaram no salto no ranking da transparência. “A Assembleia saiu do 17⁰ para o 6⁰ lugar. Essa evolução demonstra nosso comprometimento com a prestação de contas e a abertura para que a sociedade acompanhe de perto nosso trabalho legislativo. Além disso, a iniciativa de proporcionar o sinal aberto da Rádio e TV ALEMS fortalece nossa relação com a sociedade, permitindo maior proximidade e transparência nas ações desta Casa”.
Sobre os desafios e as expectativas, o presidente destacou os projetos para este ano. “A construção do refeitório e novo estacionamento, para proporcionar mais comodidade e acessibilidade aos servidores e cidadãos. O novo plenário está em desenvolvimento, será um ambiente moderno e funcional, adequado para debatermos as questões cruciais de nosso estado. Não podemos esquecer a importância da sustentabilidade, e, por isso, temos o projeto para a implantação de placas fotovoltaicas, reforçando nosso compromisso com práticas mais verdes e a preservação do meio ambiente. Ao mesmo tempo, destaco o vigor econômico e as perspectivas otimistas de Mato Grosso do Sul”, mencionou.