Cumprindo agenda de compromissos em Dourados, o governador Eduardo Riedel participou na sexta-feira (12) à noite da abertura da 57ª Expoagro, no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho, organizada pela prefeitura e pelo Sindicato Rural de Dourados. A abertura contou com a presença de autoridades locais, estaduais e dos setores produtivos do agronegócio do Mato Grosso do Sul.
Considerada a maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul, a estimativa do presidente do Sindicato Rural de Dourados, Angelo Ximenes, é que o evento movimente cerca de R$ 1 bilhão em negócios, e receba mais de 100 mil visitantes durante os 10 dias – até o dia 21 de maio.
O governador Eduardo Riedel disse, em seu discurso, que Mato Grosso do Sul conquistou uma posição de destaque no agronegócio nos últimos anos em virtude do planejamento em infraestrutura e logística e que trouxe um novo fenômeno de industrialização da produção local, trazendo toda uma cadeira produtiva para o Estado.
“Nós atravessamos nos últimos 15 anos uma transformação muito profunda, no qual o Brasil e, também nos inserimos, e nos tornamos muito importante para a segurança alimentar para o mundo em função das conquistas que tivemos. E Mato Grosso do Sul fez parte desta trajetória. Participou disso, avançou numa transformação de infraestrutura e de logística e na capacidade do produtor absorver tecnologia de vanguarda e na busca de mercados, agregando valor à nossa produção. E o fenômeno mais recente é a industrialização aqui no Estado. O impacto disso é gigantesco”, classificou.
Ainda segundo o governador, o Estado vem atraindo investimentos com novas plantas fabris em agroflorestas, produção de biocombustíveis, entre outros negócios. “E olha o desafio em que o poder público é chamado a participar, em modernizar suas atitudes, suas ações e seus investimentos. A atitude pública deve ser de gerar ambiente favorável para o desenvolvimento. É ele que traz oportunidades para as pessoas: emprego e renda. E a nossa posição é de dar oportunidade para as pessoas que têm dificuldade de encontrar esse emprego e essa renda pela educação, qualificação, principalmente, aqueles à margem deste crescimento. É por isso, que enquanto Governo temos que olhar este conjunto”, completou o governador. Ao final da abertura, ele recebeu uma homenagem do setor de avicultura pelo empenho no desenvolvimento da produção.
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Angelo Ximenes, afirmou que o Estado é forte no agronegócio e que orgulha o País na produção de alimentos. Disse ainda que o desenvolvimento sustentável é realidade em Mato Grosso do Sul. “Temos mais de 80 expositores (na Expoagro) das mais diferentes áreas e a nossa expectativa é de movimentar R$ 1 bilhão em negócios e uma vasta programação com palestras e simpósios dirigidas a todas culturas e criações.”
Já o prefeito de Dourado, Alan Guedes, em sua mensagem, levou a preocupação com o armazenamento da produção, e as conversas que têm mantido com as bancadas no Senado e na Câmara. “Isso é fundamental para que o agro tenha melhores condições de competividade”, destacou.
57ª Expoagro
O evento conta com a exposição de máquinas e peças, equipamentos e implementos e ferramentas, produtos agrícolas e pecuários, sementes, insumos, além de serviços de financiamento bancário, entre outros. A Expoagro apresenta as principais novidades tecnológicas do setor.
O primeiro dia do evento foi grandioso, com o show da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, que agitou o público com as músicas de sucesso da dupla.
Agenda de Shows
– Sábado, dia 13: Dennis DJ e Zé Felipe
– Quinta-feira, dia 17: Hugo e Guilherme
– Sexta-feira, dia 19: Turma do Pagode
– Sábado, dia 20: Pedro Sampaio e Maiara e Maraísa
Com informações da assessoria