O candidato Valdir Júnior (PSDB) pode se sagrar prefeito eleito de Nioaque, no próximo domingo (2), no confronto com o atual administrador do município, Gerson Garcia (PSB). A pesquisa estimulada do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul Ltda.) indica a vitória de Valdir por ampla vantagem: 67,84% das intenções de voto contra 23,41% do atual prefeito.
A eleição deste ano é a reedição da disputa entre os dois candidatos em 2012 quando Valdir perdeu para Gerson. Agora, o quadro se inverteu com o representante do PSDB aparecendo como favorito para sucessão na Prefeitura de Nioaque.
O Ipems apurou apenas 8,75% dos eleitores indecisos ou com a intenção de não votar em nenhum deles. O indicativo da pesquisa, no entanto, é da definição por Valdir, porque nem a adesão de todos os indecisos ao prefeito reverteria a grande desvantagem para vislumbrar a reeleição.
A situação do prefeito se complica ainda mais com alto índice de rejeição. Hoje, 29,94% dos eleitores manifestaram a intenção de não votar de jeito nenhum em sua candidatura à reeleição. Já o favorito a ser eleito prefeito, Valdir Junior sofre restrições de apenas 5,67% dos eleitores entrevistados.
A pesquisa mostra ainda a consolidação do voto em favor de Valdir, quando é solicitado ao eleitor para declarar espontaneamente o seu candidato preferido. Ele foi apoiado por 56,02% dos consultados. Já o seu rival, Gerson foi citado apenas por 20,56%. Não sabe ou não respondeu, soma 23,42%.
O desempenho de Valdir é melhor em relação a Gerson em todas as regiões do município. O candidato tucano teria hoje, em tese, 72,54% das intenções de voto na área Central da cidade. O prefeito receberia apenas 19,44%. A situação de Valdir fica melhor ainda no Jardim São Miguel. Lá, ele teria 81,75% de apoio. Gerson ficaria com 12,36%.
O Ipems realizou a pesquisa nos dias 22 e 23 deste mês com 250 eleitores. A margem de erro é de 6,20 pontos porcentuais para mais ou para menos do resultado total da amostragem. O grau de confiança é de 95%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-06840/2016.
Fonte da Notícia: Correio do Estado