NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 19/04/16


IMG_6676Na terça-feira (19) foi comemorado nacionalmente o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Para entendermos a melhor, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contingente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Em Nioaque o evento foi antecedido pelas festividades em cada uma das quatro aldeias, denominado por eles a semana da cultura indígena onde apresentações musicais, esportivas, danças e religiosas foram realizadas com a participação de inúmeros membros das comunidades.

Na terça-feira o dia do índio foi comemorado uma programação toda especial, objetivando mostrar à população um pouco mais sobre o mundo indígena, como sua arte e suas  tradições. Logo pela manhã foi realizado na Aldeia Brejão um ato cívico com desfiles das escolas, Exercito Brasileiro representado pelo 9º GAC de Nioaque, dança do bate pau e putu putu, além da exposição do trabalho artesanal e produção desenvolvido por eles na agricultura familiar.

O prefeito Gerson Garcia Serpa participou de diversas atividades durante toda semana precedente ao dia do índio e na terça feira comemorou mais uma vez o dia do índio como tem feito todos os anos durante sua gestão, contribuindo financeiramente por meio de projeto aprovado previamente no legislativo e deixando as estradas em condições de trafego para que eles e visitantes possam transitar confortavelmente.

Em seu discurso disse que tem apoiado o povo indígena por entender as dificuldades que os mesmos tem no seu dia dia. “Buscamos em nossa administração, a valorização dos índios como pessoa capazes de desenvolver atividades politicas, tornado membros da comunidade como parte do governo a frente da secretaria de saúde e desenvolvimento rural”

Finalizando parabenizou a todos pelo dia do índio e visitou as aldeias Cabeceira, Agua Branca, Taboquinha onde estava acontecendo um delicioso churrasco que realizado todos os anos com parcerias dos amigos e especialmente da prefeitura de Nioaque.

Fonte da notícia: http://tpnews.com.br/

 

Compartilhar: