No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. O exército é formado por indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país.
Em Nioaque, a data foi comemorada no dia 18 de Abril, com formatura presidida pelo comandante do 9º G.A.C Tenente Coronel Moacy Azevedo Couto Junior, com presença do prefeito de Nioaque Gerson Garcia Serpa, presidente do poder legislativo de Nioaque, vereador Valdeci Ferreira dos Reis e ex comandante do 9º G.A.C Coronel da reserva Jorge Souza.
No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra, entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.
As tropas do exército praticam fortes treinamentos, e são responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, e Nioaque se enquadra na área fronteiriça, agregando um significado número de militares de diversas partes do Brasil.
O exército, além de suas atribuições institucionais, participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso, contribuindo assim pelo bem estar da sociedade.
Durante a cerimônia, militares receberam honrarias, pelo desempenho dedicado em servir o exército.
O comandante Couto Junior externou a importância da data, elevando apreço a cada um de seu contingente, pela garra e determinação em cumprimento do dever de servir à Pátria.
A solenidade teve encerramento com desfile da tropa.