NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 09/08/23


O governador Eduardo Riedel recebeu nesta terça-feira (8) a visita da comitiva da Província de Okinawa, do Japão. Eles discutiram futuras relações comerciais e parcerias de negócios que vão ser possíveis em função da rota bioceânica. Esse corredor vai encurtar o caminho e a distância ao mercado asiático, pelo Oceano Pacífico.

Governador ao lado do vice-governador de Okinawa

O vice-governador de Okinawa, Yoshimi Teruya, destacou que existe grande expectativa da província com a implantação da rota bioceânica e que pretende avançar nas relações comerciais com o Estado. “Muito enriquecedor este diálogo com Mato Grosso do Sul. Queremos trocar informações e acompanhar o andamento do corredor”, descreveu.

Riedel agradeceu a visita da comitiva e apresentou como estão as obras e andamento do corredor, que está previsto ficar pronto em 2025. Ele vê com bons olhos estreitar as relações com o Japão e Okinawa. “Existe um grande potencial socioeconômico entre o Estado e Okinawa, que certamente será um grande parceiro para relações comerciais”.

Ainda citou que o corredor permitirá a exportação de produtos do Estado para o mercado asiático, como produtos processados de carne de suínos, aves e bovinos, assim como derivados de soja e milho e celulose. Já para importação poderá facilitar a vinda de produtos eletrônicos e manufaturados do Japão.

Reunião com comitiva de Okinawa ocorreu na Governadoria

O secretário internacional de Okinawa,Tsutomu Ashitomi, fez uma breve apresentação das potencialidades da província, como o porto que está sendo preparado para receber os produtos advindos da rota. Ainda destacou que o aeroporto é o terceiro maior do Japão e a região vem recebendo novas industrias, grandes construções e centros logísticos.

Expectativa é de boas relações comerciais 

O governador inclusive revelou que pretende visitar Okinawa no ano que vem, para conhecer toda esta estrutura. Nesta oportunidade vai levar todas as informações sobre a rota e mostrar as potencialidades do Estado ao mercado asiático.

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, avaliou a reunião como produtiva. “Já temos uma boa relação com Okinawa, somos estados irmãos. Falamos sobre futuras relações comerciais. Eles estão empolgados com a rota bioceânica, como nós estamos. Apresentaram os potenciais da província, com a possibilidade de estreitar esta relação conosco. Vamos avançar mais ainda nesta parceria que além de comercial é de amizade”.

Compartilhar:


%d