NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 12/09/23


Com ações voltadas à melhoria da gestão administrativa, com práticas inovadoras e adequada governança em todas as áreas de atuação do Governo do Estado, o governador Eduardo Riedel participou de uma apresentação de resultados na Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem).

“O contrato de gestão é uma ferramenta extremamente poderosa para o Governo. Com atuação forte no municipalismo, podemos ter o foco direcionado, por nós, o que é importante em relação as prioridades”, disse Riedel.

O encontro reuniu o secretário da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Pedro Arlei Caravina, além do secretário-adjunto da pasta, Frederico Felini, e o secretário-executivo da Gefem, Thaner Castro.

“A Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo é de extrema importância e vem de um modelo que deu certo, agindo diretamente na parecia do Estado com os municípios e na organização da gestão da estrutura administrativa do Estado. Com a missão de nortear as ações dentro do plano de governo”, disse Caravina.

“É importante fazer a governança de forma coordenada, e buscando resultados”, pontuou Castro.

Práticas inovadoras

No dia 23 de agosto, Mato Grosso do Sul foi novamente destaque nacional. O programa “Contrato de Gestão” desenvolvido pelo Governo do Estado foi um dos vencedores do Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), na categoria “Destaque Boas Práticas”. Este é o reconhecimento do trabalho de planejamento estratégico nas secretarias e autarquias estaduais, com o objetivo de melhorar as entregas à população.

A premiação ocorreu em Brasília (DF), durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2023. O “Contrato de Gestão” foi escolhido entre mais de 150 políticas públicas de 27 estados, que se inscreveram na edição deste ano, que é uma das premiações mais renomadas do Brasil.

O programa “Contrato de Gestão” venceu na categoria “Boas Práticas” ao lado dos projetos de do Acre (REM-REDD Eaurly Movers) e Maranhão (Programa de Compras da Agricultura Familiar). A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante o XII Congresso Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração).

Contrato de Gestão

Criado em 2015 sob a liderança do então secretário de Governo, Eduardo Riedel, atualmente governador do Mato Grosso do Sul, os contratos de gestão definiam as metas de cada pasta para o ano, tendo como foco melhorar as entregas aos cidadãos, estabelecendo compromissos com a sociedade.

Em 2023, o programa desenvolvido pela Segov apresentou novidades, como a assinatura de contratos não apenas com as secretárias, mas também com as fundações e autarquias. Ao longo do ano serão feitas várias reuniões, avaliações e monitoramento das ações e projetos de cada pasta, para avaliar o andamento dos trabalhos.

“É um programa muito importante para gestão pública. Para servirmos melhor a sociedade com nossas entregas, para trazer resultados efetivos à população. Esta prática é uma transformação de cultura, um instrumento para mudar a vida das pessoas, com planejamento e um Estado mais moderno”, disse Riedel. 

Com informações da assessoria

Compartilhar:


%d