NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 14/09/23


O 1º Congresso de Nutrição do Mato Grosso do Sul (Conut-MS) será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro na Cidade Universitária da UFMS. O tema “A Nutrição e os futuros alimentares: o que mudar aqui e agora?” será trabalhado em palestras, minicursos e apresentações de trabalho. O intuito é promover a atualização técnica dos profissionais e estudantes de Nutrição de todo o estado. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui

A professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e membro da comissão científica do evento, Camila Medeiros Mazzeti, detalha que serão mais de 40 palestrantes e mediadores de Mato Grosso do Sul e de estados como Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Eles representam universidades e órgãos governamentais como a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social.  “A programação foi pensada para abarcar todas as áreas da Nutrição e pensar no cuidado com a má nutrição, baseado em evidências. Os participantes contarão com três dias de evento com profissionais mestres e doutores, referências em suas áreas de atuação, em um congresso sem conflitos de interesse”, disse. 

A abertura no dia 4 será no Teatro Glauce Rocha a partir das 18h30. A professora  da Universidade Federal de Campina Grande, Vanille Pessoa, abordará o tema “As interfaces da Nutrição frente à Promoção da Saúde: alinhando ciência e prática”. A palestrante é doutora em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba; integrante da atual diretoria da Associação Brasileira de Nutrição, conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e colaboradora do Centro de Excelência e Combate à Fome da Organização das Nações Unidas.

“Primeiro vamos falar sobre o conceito de saúde trabalhado na nossa formação e vivência e, a partir daí, explorar como esse conceito se encontra com a prática. Sou uma profissional da saúde, uma nutricionista alinhada aos ensinamentos e pensamentos do Paulo Freire e ele diz que temos de pensar nas nossas falas e ações de tal forma que o que a gente fala, o que a gente acredita, se aproxime do que a gente faz”, apontou.

A programação do Congresso segue nos dias 5 e 6, das 8h às 17h, no Complexo Multiuso. A realização do evento é da Associação Sul-Mato-grossense de Nutrição, que tem cooperação com a UFMS para o desenvolvimento de diversas atividades científicas. 

De acordo com a professora, haverá também atividades pré-congresso que serão na Escola Técnica do SUS no dia 4. São realizações em parceria com o Conselho Regional de Nutrição da 3ª região (CRN3) que irá promover os eventos: CRN3 Jovem, voltado a estudantes de Nutrição; CRN3 Educadores, para docentes na área de alimentação e Nutrição, e o 1º Seminário de Atenção com as Pessoas com Obesidade da SES/MS, voltado a profissionais que atuam nas referências municipais da saúde de Mato Grosso do Sul, para formulação da Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade. Mais informações e a programação completa podem ser obtidas na página

Com informações da assessoria

Compartilhar:


%d