NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 19/12/22


 

 

Segundo noticiado pelo perfil verificado de Capitão Contar (PRTB) no Instagram, a coligação “Mudança de Verdade” (PRTB/AVANTE), ajuizou ação de investigação judicial eleitoral contra Eduardo Correia Riedel (PSDB) e José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, candidatos a governador e vice-governador eleitos no segundo turno das eleições estaduais no Mato Grosso do Sul.

Conforme a denúncia, a candidatura tucana teria praticado, supostamente: “Abuso de Poder Político por ação coordenada e abusiva de prefeitos municipais do Estado”; “abuso do poder político – utilização de programa social do governo estadual em troca de votos”; “abuso do poder econômico – doação de combustível em troca de votos”; “abuso do poder político – utilização de eventos financiados com dinheiro público para promoção da própria imagem”;  “abuso do poder – utilização indevida dos meios de comunicação” e “abuso do poder econômico – extrapolação do limite de gastos”.

Em resumo, Capitão Contar afirma que as denúncias demonstram, em tese, irregularidades como a utilização do “Mais Social” para cooptar ilegalmente os votos dos eleitores. A coligação Mudança de Verdade denunciou que eleitores foram ameaçados de ficar sem o benefício caso o candidato do PSDB não vencesse as eleições.
Outro fato denunciado pelo candidato derrotado foi o abuso do poder político com a ação coordenada e abusiva dos prefeitos que representou “verdadeira coação para incutir medo nos eleitores”.
A divulgação de fake news por prefeitos levou à apresentação de Notícia Crime direcionada ao Ministério Público Eleitoral, inclusive, o próprio TRE reconheceu algumas irregularidades.

A ação que apresenta indícios de suposta compra de votos e abuso de poder político e econômico durante a campanha para governador do estado foi recebida pelo TRE-MS.

Fonte: Perfil verificado Capitão Contar e TRE-MS

 

Compartilhar: