Omissão do gestor em educação é visível e traz descontentamentos
Pais de alunos da rede municipal de ensino “Guilherme Corrêa” procuraram o vereador Luis Fina de Oliveira (PT) e denunciaram omissão por parte da secretaria de educação quanto a falta de merenda, limpeza, e super lotação em transporte escolar.
Ao visitar a escola pela manhã de hoje (16/05), juntamente com a imprensa da Casa de Leis, Fina se deparou com todas as situações questionadas pelos pais, e outras ainda que mereçam atenção, mas que não estão sendo atendidas pelo órgão responsável.
Transporte escolar
Alguns pais de alunos relataram ao vereador que o transporte passa até 12 dias sem pegar alunos em fazendas, vindo a refletir no final do ano, sendo que esses alunos chegam a reprovar por falta.
Outra denúncia é quanto a super lotação, o ônibus que deixa os alunos na escola Guilherme perto do quartel, chega a transportar cerca de 70 alunos, sendo o número superior ao permitido, gerando falta de segurança, e muita preocupação aos pais.
Sala de Tecnologia
Não existe mais a sala de tecnologia, onde os professores poderiam contar com o mecanismo de apoio à educação, através do uso regular da internet. As fiações elétricas encontram-se deteriorada, oferecendo risco, alguns computadores sem manutenção, e não há refrigeração (ar condicionado). O ar que tem não funciona, sendo relatado por alguns professores que há um ventilador, que em épocas de muito calor é super disputado.
Foram doados 10 computadores, pelo programa nacional de tecnologia educacional, cujo objetivo é de promover o uso pedagógico da informática na rede pública, e em contrapartida o município deveria garantir a estrutura adequada para o funcionamento. Fato este não constatado pelo vereador. Além de não existir a sala com os equipamentos devidamente instalados, foi esclarecido pelo diretor que alguns encontram-se guardados e outros disponibilizados em salas descaracterizada, ou seja, disponível mas em ambiente separados.
Merenda
Outra denúncia feita pelos pais é a falta de merenda adequada, sendo que pelo menos quatro vezes por semana é oferecido o mesmo cardápio, “arroz carreteiro”. Fina certificou-se com a merendeira como estaria sendo realizada a confecção da merenda escolar, e a merendeira disse “hoje eu fiz arroz com carne, amanhã será feito carne com arroz”.
Limpeza
É deplorável a visualização do ambiente escolar, onde centenas de crianças têm que passar parte de seu tempo.
Fina inspecionou e viu a triste realidade que se encontra o pátio, paredes, janelas, portão, parque infantil, banheiros e sala dos professores.
Não tem material de limpeza, janelas empoeiradas, banheiros com odor fétido, impossível de permanecer, sem higiene alguma.
Portões com as grades estragadas, sendo relatados por alguns professores que já houve dias de chegar e encontrarem as salas bagunçadas, ou seja, como o portão está estragado, e as salas sem cadeado, é bem possível que vândalos frequente o local a noite.
O forro de algumas salas encontra-se todo comprometido, devido as chuvas e como há telhas quebradas, quando chove molha tudo, e quando há crianças na sala o professor tem que agrupar no lado que não molha.
Pelo diretor Moacir foi externado que a escola não trabalha com orçamento próprio, sendo que tem que solicitar à secretária de educação, e que todas as necessidades que a escola enfrenta são oficializadas pela direção da escola à secretária de educação.
Diante dos fatos, Vereador Fina irá levar ao conhecimento e solicitar providências das inúmeras denúncias à secretária de educação, e ao prefeito, para que de alguma forma o poder executivo venha sanar esses problemas, vez que a secretaria possui orçamento próprio para atender especificamente a educação.
Ainda pelo vereador foi dito que irá solicitar ao executivo, notas fiscais dos fornecedores da merenda, haja vista que não está tendo o cumprimento do cardápio.
Edição e foto: Elizete Maidana
Fonte: Site da Câmara de Nioaque