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Publicado em: 21/04/23


Em Jardim (MS), na última quarta-feira (19) teve início o teste de aceitabilidade da merenda nas escolas municipais, que tem por objetivo avaliar a aceitação do cardápio da merenda escolar pelos próprios consumidores, ou seja, os estudantes de nossas escolas.

O teste de aceitabilidade faz parte da análise sensorial de alimentos, que evoca, mede, analisa e interpreta reações das características de alimentos e materiais como são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição.

A nutricionista Thaysa Gabrielli, responsável pelo cardápio de nossas unidades escolares, explica que a aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados.

O cardápio oferecido em nossas unidades é composto essencialmente por alimentos in natura, arroz, feijão, frutas, hortaliças, leite pasteurizado, entre outros. São respeitadas as referências nutricionais estipuladas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O teste é feito em grupos de alunos de cada escola, considerando uma amostragem que proporcionalmente representa a totalidade, que será apresentado posteriormente em relatório. Participam do processo também as estagiárias Natali Ramires Rojas, Rhayara Pessoa Pontes Duarte e Camila Moreira.

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