O advogado Juliano Quelho Witzler Ribeiro será colunista do Nioaque Online voltado ao agronegócio.
O município de Nioaque vem de tradição na pecuária, cuja economia gira em torno da criação e comércio de gado. Porém, nos últimos anos a lavoura avançou para a área rural nioaquense, várias fazendas locais substituíram os pastos de gado pelas lavouras de soja e milho.
Diante disso, muitas questões jurídicas começaram a ser novidade para o município, que precisa de um canal seguro de informação, atento às novidades legislativas e principais causas que têm se tornado litígios no Poder Judiciário.
Juliano Quelho é diplomado no XXXI Curso de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados pela Escola Superior de Guerra, em Campo Grande-MS (2020) e tem especialização em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo/SP (2011).
Atualmente faz especialização em Direito Agrário e do Agronegócio pela Fundação Escola Superior do Ministério Público, em Porto Alegre-RS.
Iniciou a carreira profissional na defesa ferrenha daqueles envolvidos na Justiça criminal em causas de repercussão, gravidade e alta complexidade, meio ambiente em que o levou a integrar os melhores escritórios de advocacia do país, além de ensiná-lo a bem performar em meio às altas pressões, a buscar os detalhes da prova e os meandros da lei.
Mas os ventos da liberdade não sufocaram em seu coração as chamas que ardiam o amor na luta pela Justiça nas causas do agro, familiares, profissionais, contratuais etc. Pelo contrário, alimentaram-na ainda mais. Espetáculo que hoje o leva à atuação de destaque no atendimento aos produtores rurais nas mais variadas causas, que vão desde disputas nos negócios, conflitos familiares e até defesas em casos criminais.
Por parte de pai, é bisneto de produtor de café; neto de advogado, produtor rural e empresário do agro no setor sucroalcooleiro e filho de produtor rural e médico veterinário. Já pelo lado materno, é bisneto de comerciante; neto de empresário do setor de combustível e produtor rural; e filho de professora e empresária.
Aprovado no primeiro vestibular, formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Dourados-MS (2007). Foi o orador da turma.
Advogado há mais de 14 anos, está inscrito na OAB/SP sob o n.º 275.314 e na OAB/MS sob o n.º 15.116-A. Foi aprovado em seu 1.º exame da OAB.
Sócio do escritório Juliano Quelho Advogados, com sede em Campo Grande-MS, registrado na OAB-MS sob o n.º 1.533.
Professor no curso de Pós-graduação de Direito e Processo Penal da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande-MS (de 2016 até a presente data).
Depois de ser Secretário-Geral, foi eleito Vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/MS (2013-2014).
Além do português, fala, lê, escreve e compreende o inglês e o espanhol.