O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) assinou um acordo com a Energisa para um projeto de Eficiência Energética. A cooperação prevê a substituição de 320 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, a troca de cinco aparelhos de ar condicionado por aparelhos modelo inverter e a instalação de uma estação fotovoltaica para fornecer energia ao Hospital Dia, com investimento previsto em R$ 329 mil.
A superintendente Andrea Lindenberg e o gerente administrativo do Humap, Carlos Alberto Coimbra, se reuniram com o diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, e firmaram o acordo. O prazo de execução é de até 12 meses a partir da assinatura do projeto.
“Acreditamos que parcerias como essa refletem em benefícios para todos: podemos otimizar os recursos economizados com novas aquisições e benfeitorias e ainda diminuímos o impacto no meio ambiente, que é a nossa casa e precisamos cuidar também”, afirma a superintendente.
A energia solar fotovoltaica é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. Trata-se de um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente, que pode ser gerada em instalações que vão desde os pequenos geradores para autoconsumo até as grandes usinas fotovoltaicas. O objetivo é economizar energia e, consequentemente, verba pública, que poderá ser utilizada em outras melhorias no hospital.
A parceria entre Humap e Energisa existe desde 2019, com a implantação do Programa de Eficiência Energética, em que foram substituídos 61 refrigeradores e 203 condicionadores de ar. Também foram realizadas palestras de conscientização.
Ainda em 2022, o hospital lançou uma campanha de Consumo Consciente com o objetivo de conscientizar os colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância de consumir com responsabilidade, respeitando o meio ambiente e gerando economia de recursos que serão revertidos em benefício de toda a comunidade.
Por meio do Programa de Eficiência Energética, a Energisa implementará soluções que proporcionam a redução do consumo de energia e, por consequência, a redução dos gases de efeito estufa associados a este consumo. O projeto segue as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com informações da assessoria