Na manhã do dia (19/11), na Praça dos Heróis foi realizada solenidade alusiva ao dia da bandeira nacional, através do 9º Grupo de Artilharia de Campanha, sob o comando do Tenente Coronel Antonio Carlos Cabral da Cunha.
Participaram do evento autoridades políticas, professores, e convidados.
Representando o poder legislativo, vereador Luis Fina de Oliveira (PT).
Durante a solenidade foi externado pelo comandante o valor cívico e o ato de defender esses valores, desde sua criação, e o significado de cada cor da bandeira, e suas estrelas.
O pavilhão nacional foi hasteado pelo comandante, em seguida foi entregue medalhas a militares que estão deixando a unidade.
O comandante presenteou professores da rede municipal e estadual de ensino, ofertando bandeiras, sendo recebidas pela profesora Vanuzia e professor Clóvis de Souza.
Ainda foi feita a queima das bandeiras velhas, sendo essa atitude formalizada através de leis, que diz que quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
– Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
– Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
– Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.