Dia 19 de Abril, autoridades do município estiveram prestigiando, na Aldeia Cabeceira, solenidade de encerramento das festividades alusiva ao dia do Índio.
Comemorado todos os anos, o Dia do Índio foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Nioaque possui quatro aldeias, sendo elas Cabeceira, Taboquinha, Água Branca, Brejão, e comunidade Kadiwéu e Atikum.
A data em Nioaque passou ser feriado municipal, através de lei sancionada 2480/2017, sendo o autor do projeto de Lei Nº 03/2017, Vereador Danilo Bortoloni Catti.
Carregando suas tradições, empenhado em perpetuar as raízes, vislumbram suas culturas, através de suas artes, retratada pelo uso de materiais retirado da natureza, adornando seus corpos, através das danças, conseguem repassar o que é ser índio, suas origens evolução, e conquistas.
A religiosidade se destacam entre a evangélica e católica, e esse ano teve Noite de Louvor das igrejas Evangélicas.
(Por Elizete Maidana)
O Prefeito Valdir Júnior prestigiou nesta quinta-feira (19), as festividades em comemoração ao Dia do Índio, acompanhado do Ex-secretário Estadual de Infraestrutura Marcelo Miglioli, que veio conferir de perto o trabalho de restauração das estradas das comunidades Indígenas feito pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), em parceria com a Secretaria de Obras de Nioaque.
O dia foi marcado por entrega de melhorias às comunidades, homenagens e atividades culturais locais: Na Aldeia Cabeceira, ás 8h, foi realizado o hasteamento da Bandeira, com a bandeira do Município sendo hasteada pelo Prefeito Valdir Júnior, Bandeira do Brasil pelo Comandante do 9º GAC Tenente-Coronel Cabral, Bandeira da Funai Cacique local José Maria e Bandeira do Mato Grosso do Sul pelo Marcelo Miglioli, logo após iniciou-se o desfile cívico-militar com apresentação da Banda José Luís, Escolas Gabriel Laureano, Angelina Vicente, Guilherme Corrêa, Noé Nogueira, Grupo de Mulheres da aldeia Cabeceira, Acadêmicos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), de Jardim, 9º GAC, Apicultores das comunidades indígenas locais, Fundação Bradesco, apresentação de dança do Grupo Conviver, através da Secretaria de Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o Prefeito Valdir Júnior e a Secretária de Educação Cândida Thereza receberam lembranças de alunos locais como homenagem.Também foi inaugurada a reforma da Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano-Extensão Leôncio Marques, da Aldeia Cabeceira.
Foi entregue a reforma de um trator totalmente recuperado para a produção local na Aldeia Água Branca, na Aldeia Taboquinha além dos investimentos na agricultura familiar também foi entregue material esportivo completo para a escolinha de futebol lda comunidade como incentivo ao esporte, além de iluminação nova no campo local.No final da reunião teve apresentação da dança masculina indígena bate-pau.
Na Aldeia Brejão foi inaugurada a placa de reforma e inauguração da Escola Municipal Indígena Professor Eugênio de souza, onde o próprio Professor Eugênio fez discurso agradecendo a Prefeitura de Nioaque pelos investimentos na comunidade local na área da educação. Também teve apresentação da dança feminina indígena Putu-putu com participação da Primeira-dama e Secretária de Assistência Social Larissa Martelosso e da Secretária de Educação Cândida Thereza.
(fonte assessoria comunicações da prefeitura Nioaque)
Fotos Elizete Maidana