A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música. Pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática, na qual se encontram competições individuais ou em conjunto.
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem.
A ginasta precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras, num ambiente de expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo.
Em Nioaque a professora Niviane Barbosa, professora de Educação Física, ministra aulas para cerca de 70 alunas, um projeto de cunho pessoal.
No último domingo (06/10), no Ginásio de Esportes de Nioaque “Paulo Roberto Viana” aconteceu 2º Festival de Ginástica Rítmica de Nioaque, com apresentações das alunas do projeto, com participação da sociedade, que no ato levaram 1 kg de alimentos não perecíveis para serem doados à entidades filantrópicas.
O evento contou com participação da comunidade, convidados, pais das alunas.