A escola estadual Odete Ignêz Resstel Villas Boas realizou dia 04 de Agosto a sua 1ª Feira de empreendedorismo Jovem, um projeto instituído através do Programa Estadual de Incentivo ao Jovem Empreendedor, a ser desenvolvido em escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul, por norma da Lei 4.978/2017, de autoria do deputado Marcio Fernandes.
O Programa visa ampliar as oportunidades negociais para jovens empresários, melhorar a qualidade gerencial dos empreendimentos, desenvolvimento local, fomentar a atividade econômica e estimular a criação e gestão de micro e pequenas empresas.
E, em Nioaque, o professor Nicson Maia que ministra aulas da matéria “Mundo do Trabalho”, teve a iniciativa de inserir a escola nesse universo, fazendo com que os alunos interagissem de forma a aguçar os conhecimentos e inovar idéias.
Na abertura dos trabalhos, esteve presente o Deputado Márcio Fernandes, autor do projeto no âmbito estadual, vice-prefeito Hermenegildo Santa Cruz Neto, presidente do poder legislativo de Nioaque Danilo Catti e Diretor da Escola professor Clovis.
Danilo Catti ao usar a palavra, enfatizou a importância da educação, sendo o caminho para libertação, parabenizou a direção da escola pela idealização, ofertando prêmios ao projeto.
28 Equipes apresentaram projetos inovadores com expectativas de implantações no mercado, concorrendo premiações e estágio na prefeitura.
PREMIAÇÕES;
1º lugar ficou com a Equipe do 3º Ano A – Apresentando “Sistema de Acompanhamento Estudantil”;
2º lugar ficou com a equipe do 7º Ano A – Desenvolveram “Barbeador que sai espuma”;
3º lugar ficou com o 2º Ano A – Criaram “Linha de cosméticos” para classe de baixa renda;
4º lugar ficou com a equipe do 9º Ano – Criaram “Projeto Ouvidoria Estudantil”
As premiações em dinheiro serão entregues às equipes de forma igualitária, e as equipes classificadas nas primeiras colocações terão oportunidade de fazer estágio remunerado pela prefeitura municipal, totalizando 5 vagas, sendo que os alunos devem ter a idade de 16 anos completos.
Os valores em dinheiro foram angariados pelo comércio, e o presidente da Casa de Leis, vereador Danilo Bortoloni Catti, fez a doação através de sua empresa loja Mil Koisas.
O professor Jean Sotolani que coordenou a equipe vencedora, levou em premiação um tablet, ofertado pelo sindicato dos professores.
As equipes vencedoras da 1ª Feira da escola, participará da feira estadual nos dias 29 e 31 de Agosto em Campo Grande.
Edição e Foto: Elizete Maidana
Em sua página do Facebook, o deputado externou a satisfação em ver a primeira escola a adotar o programa, e mostrou muita surpresa quanto a criatividade dos alunos da Odete Ignêz.
“Ontem em Nioaque, estivemos na primeira Escola Estadual, que adotou o Programa de Incentivo ao Jovem Empreendedor, Lei 4.978/17, de minha autoria. Confesso que até agora estou surpreso com a criatividade dos alunos da E. E. Odete, durante a 1• Feira de Empreendedorismo Jovem, foram dezenas de ideias que estavam prontas para serem comercializadas, mais uma vez, meus parabéns! Estimular e instigar esses jovens a utilizarem suas ideias no empreendedorismo, é uma maneira de formar cidadãos mais preparados para os desafios do mercado de trabalho e ainda fomentar a atividade econômica. Parabenizo o empenho do professor, Nicson Maia, os demais professores envolvidos e do diretor de Sousa em levar este tema para os alunos, além da presença do meu amigo e parceiro político, o vice-prefeito, Mene, o presidente da Câmara dos Vereadores, Danilo Catti, e a representante do Sebrae, Viviane Matos, que foi jurada no evento”
Fotos: Página Facebook do Deputado Márcio Fernandes