NIOAQUE ONLINE

Publicado em: 04/08/23


Com apoio da Prefeitura de Jardim, por meio do Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Biblioteca Municipal de Jardim, a UEMS Jardim está desenvolvendo um projeto científico de grande relevância para a preservação da memória de Jardim e região.

Trata-se da disponibilização, em formato digital e gratuitamente, de parte do acervo do Correio Jardinense, jornal produzido pela Rede Belavistense de Jornais ao longo dos anos 1970, 80 e 90, como fonte de pesquisa e saber sobre a região Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Parte deste acervo físico foi doado à Biblioteca Municipal de Jardim há anos. Em pesquisa científica na área de Geografia Política e Econômica, buscando por documentos e informações sobre esses temas na região, o Professor Doutor Tiago Satim Karas descobriu o acervo e, pensando na necessidade de acadêmicos, e também de outros pesquisadores, vislumbrou a oportunidade de digitalizar tal acervo, com equipamentos de fácil acesso, como celular, luminária, mesa e um computador.

Segundo ele, o objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica, escolas, sociedade em geral sobre a importância da preservação de uma fonte jornalística que é singular: “Não só para contribuir com estudos e pesquisas futuras na geografia histórica, seja na graduação ou pós-graduação, além do ensino e aprendizagem na educação básica, mas sobretudo para colaborar na preservação de um material histórico, que na verdade são os únicos exemplares desses jornais que se tem conhecimento”, explica o Professor Doutor Tiago Satim Karas.

Quem tiver interesse em acessar tais documentos, basta acessar a Hemeroteca Digital Rede Belavistense de Jornais aqui.

Como um dos objetivos do projeto é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação da memória, bem como, contribuir para a divulgação de valiosas informações que poderão subsidiar futuros projetos de pesquisa, ensino e extensão, solicita-se que ao fazer uso do material como fonte de pesquisa, dê os devidos créditos aos jornais e a Hemeroteca Digital Rede Belavistense de Jornais.

Além do Município de Jardim, o projeto científico tem apoio do Instituto Histórico de Mato Grosso do Sul, do grupo Tribuna da Fronteira e Secretaria de Cultura de Bonito.

Com informações da assessoria


Compartilhar: