Sessão Solene em rememoração aos 150 anos da “Retirada da Laguna”

 

A câmara de vereadores de Nioaque, sob a presidência do vereador Danilo Bortoloni Catti (PSDB) juntamente com o comandante do 9º G.A.C Tenente Coronel Moacyr Azevedo Couto Junior realizaram Sessão Solene em rememoração aos 150 anos da Retirada da Laguna (06/06).

Compondo a mesa de autoridades: O presidente da Casa Vereador Danilo Bortoloni Catti (PSDB) Tenente Coronel Moacyr Azevedo Couto Junior, Prefeito Municipal Valdir Couto Junior, Defensora da Comarca de Nioaque Drª Ester Quintananilia Nogueira, e Delegada de Polícia Civil Drª Joilce Silveira Ramos.

 

Prestigiando o evento, as autoridades:

Comandante da 4ª Engenharia de Combate de Jardim Major Marcelo Hisanaga, Vice-prefeito de Nioaque Hermenegildo Santa Cruz Neto,  Cacique da Aldeia Taboquinha de Nioaque Ramão Silva, alunos do curso de Geografia de Jardim da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, professores e população em geral.

 

 

 

 

 

 

Lídia Nogueira

A sessão iniciou-se ao som do  Hino Nacional, interpretado pela paulistana Lídia Nogueira, esposa do SGT André, atualmente residindo  em Nioaque.

 

 

 

 

 

 

José Vicente Dalmolin, professor, pesquisador e historiador dos fatos históricos da região sudoeste, em especial à Guerra do Paraguai, foi o palestrante da sessão, vez que retratou os fatos acontecidos, demonstrando a perpetuação da sangrenta batalha, tendo Nioaque como referência local  dos acontecimentos.

Como personagens históricos, perpetuados em Nioaque através de nomenclaturas de Ruas, Avenidas e Monumentos, temos:

Cel Pedro José Rufino

Cel Camisão

Visconde de Taunay

Guia Lopes da Laguna

Major Cantuária

Cel Juvêncio

Maj Cantuária

A Sessão Solene marca o início das atividades programadas para este ano, em alusão à data histórica, onde acontecerão várias festividades na região, destacando-se a cidade de Nioaque, no dia 13 de Julho, com a encenação da Guerra, na Praça dos Heróis.

Ao usar a palavra os vereadores Pablo, Valdeci,e Luiz Fina externaram a importância da história, fatos que marcaram a sociedade brasileira, em que milhares de vidas foram ceifadas, fazendo do passado a lembrança de um futuro sólido, em que a vitória predominou trazendo paz e glória aos brasileiros.

 

Seguindo, Tenente Coronel Couto ao pronunciar-se, agradeceu a presença de todos, em especial aos vereadores pela Sessão Solene, retificando o início das atividades mencionadas no tocante aos 150 anos da Retirada da Laguna. Ainda sim, disse “O que devemos então trazer à memória, o que se deve enaltecer foi o heroísmo dos brasileiros, que mesmo com severas restrições materiais, da cólera… Souberam vencer os combates e não deixar perecer a Bandeira Nacional”.

 

 

Externando também os agradecimentos, o Prefeito Júnior, afirmou a parceria da Prefeitura com o evento. Enfatizou a importância da história, não só para a cidade, como para a nação.

 

 

 

 

 

Finalizando a sessão, o Presidente da Casa Danilo Catti fez menção à Primeira Marcha da Retirada da Laguna, fazendo parte na época como militar, oportunidade que  reviveu a história ao fazer o trajeto por onde passou. Ressaltou as pessoas que perpetuam a história, citando João Xavier, Paulo José Corrêa e o professor Vicente Dalmolim, que através desses, todos têm o privilégio de ter conhecimento da história.

Edição e foto: Elizete Maidana

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *