Nioaqueonline entrevista a pré candidata ao cargo do legislativo, professora Cândida Tereza

20160428_190210Entrevista com a pré candidata ao cargo do legislativo,  professora  Cândida Tereza de Andrea Ferreira, 51 anos, professora há 36 anos, casada com Pautildes Ferreira Filho, mãe de Frederick e Daniel. Filha de Nioaque.

Ama sua profissão, já passou por todas as funções dentro da educação, como técnica da secretaria de educação, secretária escolar, diretora, diretora adjunta, coordenadora pedagógica,  gestora, e docente.

Se intitula pré candidata ao cargo do legislativo.

Nioaqueonline: Qual o seu partido, já participou de outros?

Cândida:  SD (Solidariedade), já participei do PDSB e PRB.

Nioaqueonline: Porque tomou a decisão de entrar para o meio político?

Cândida: O anseio de realizar algo de concreto para Nioaque.

Nioaqueonline:  Porque escolheu esse partido?

Cândida: Por ser um partido novo, foi fundado em 2012 e registrado em 2013. E a ideologia dele é sindicalista, e eu sempre abracei essa bandeira, defendendo principalmente  a categoria da educação.

Nioaqueonline: Professora, você já participou de gestões anteriores, como secretária de educação, há diferença na educação de um governo para outro?

Cândida: Muito, por exemplo, eu quando fui gestora da pasta, tive autonomia para realizar benfeitorias na educação, tanto na parte estrutural, pedagógica, e administrativa.

Nioaqueonline Quando você  foi secretária, na sua gestão foi fechada alguma escola?

Não. Teve uma sala de aula que foi redimensionada para uma sala multianual, e  isso se deu  por falta de alunos.

Nioaqueonline: No governo atual, acompanhei o fechamento de várias escolas, como você vê esse processo?

Cândida:  A meu ver, antes de fechar deveria ter feito um estudo criterioso, levando em conta valores, distância, os prejuízos para os alunos, os desgastes, prejuízos aos professores, e esgotando todas essas análises, deveriam levar a real situação e a decisão a ser tomada para a comunidade, ou seja, manter um diálogo aberto e sincero com a comunidade sobre a decisão a ser tomada.

 

Nioaqueonline:  Nos últimos trinta anos, tenho recordação de ter visto apenas um professor fazendo parte do legislativo, você acredita ser importante a classe educacional participar do legislativo?

Cândida: Sim de suma importância, além de ter um trabalho voltado para a categoria, esse mesmo trabalho será estendido para a educação como um todo.

Nioaqueonline: Em sua opinião qual a importância da mulher na política?

A mulher e imprescindível na política como em qualquer outro segmento. Poderia ser um discurso feminista, mas não é. Eu acredito na potencialidade da mulher de se envolver em situações que exige raciocínio, emoção, e estratégia, apesar  disso ser considerado características dos homens. A mulher tem uma visão mais ampla da situação e dos problemas, e ela consegue se envolver e resolver questões que envolvem todas as situações simultaneamente.

Nioaqueonline: Como você avalia a atual administração?

Cândida: Péssima em todos os sentidos, na administração pública, na falta de  valorização do funcionalismo, o que gera uma insatisfação, desmotivação, baixa estima, estagnando toda a máquina pública. Omissão em investimento nas repartições pública, onde os servidores não têm o básico para exercerem as suas funções.  A cidade está um abandono total, percebe-se pelas ruas esburacadas e sujas. Falta de atendimento de forma digna aos doentes, e falta de manutenção principalmente na rede de ensino.

Nioaqueonline: E o poder legislativo, como você avalia?

Omisso perante sua função, que é de fiscalizar e controlar as contas públicas, omisso em relação ao funcionalismo público que está sendo vilipendiado de seus direitos, e omisso com sua função primordial que e legislar em prol do município.

Nioaqueonline: Vocè é da tradicional família “Andréa”, que   sempre teve seu nome nos anais da política, tal como hoje tem dois vereadores no poder legislativo, e para a próxima eleição além dos dois, há possibilidade de quatro nomes contando com você. Isso te preocupa?

Não. Não porque muita gente fala que vai dividir a família, mas cada tem um seu reduto eleitoral, assim como eu tenho as pessoas que acreditam no meu potencial.

Nioaqueonline: Quais as suas principais propostas como pré candidata?

Cândida:  Trabalhar juntamente com a comunidade, ou seja, fazer com que a comunidade volte acreditar e participar do legislativo municipal, porque  com essa participação  qualquer legislador fará a diferença na câmara. Lutar pelos direitos dos servidores público municipal.

Nioaqueonline: Como você está se preparando para as eleições?

Cândida: Primeiramente estou me preparando espiritualmente e psicologicamente, com apoio de minha família e amigos.

Nioaqueonline: O seu partido formará aliança com outros, tem nome para o executivo?

Cândida:  Não tem nome ao cargo do executivo, e não decidimos ainda.

Nioaqueonline: Como você vê a expectativa da campanha eleitoral no município?

Cândida: Realmente espero que essa  campanha seja mais de pé no chão, e olho no olho, porque vamos ter que convencer os eleitores que a nossa proposta é séria, pensando sempre no município e nos munícipes, não será uma campanha com propostas mirabolantes.

Nioaqueonline: O que a população pode esperar da professora Cândida, caso seja eleita?

Cândida: Uma legisladora coerente com quem falou em campanha, e também uma pessoa íntegra, responsável, e compromissada com a função delegada pela comunidade.

Nioaqueonline: Hoje a mídia, pessoas de opinião formadas são enfáticas ao dizer que há vícios no poder público, os fatos comprovam essa tese. Você não tem receio de ser contaminada com essas práticas?

Cândida: Não porque me conheço, sei do meu caráter, já tive na administração pública, e trabalhei de forma ilibada, e assim pretendo agir caso seja eleita.

Nioaqueonline: Deixe suas considerações finais.

Cândida: Essa caminhada será baseada em tudo aquilo que meus pais me ensinaram, e me deram como exemplo. Honestidade nos valores cristão, na família, procurando sempre estar presente na comunidade, e junto à ela buscar soluções para atender seus anseios e necessidades. Eu rogo sempre a Deus para que me dê sabedoria e humildade, para que eu consiga, e se for da vontade Dele, que eu possa chegar lá, e que eu não venha desapontar e nem decepcionar a ninguém.

A entrevista foi concedida em 28 de Abril, no espaço da Tropical Lanches

68690_315654041879244_1475011284_n

Professora Cândida e sua família Foto: Divulgação/facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *