Nioaque receberá centenas de visitantes no carnaval 2019

Pensando no melhor, Nioaque se prepara para receber foliões com segurança e comodidade

 

A pacata cidade de Nioaque, que conta com o número de cerca de 15.000 habitantes receberá nos dias 02, 03 e 04 de Março centenas de visitantes para o carnaval 2019, que tem em seu cronograma o renomado cantor nacional Israel Novaes, que fará sua apresentação no último dia de festa (segunda-feira)

 

A notícia tem causado expectativas por parte dos moradores, e muitos já estão disponibilizando suas casas, uma forma rendável de garantir um extra nesse período.

 

 

Além de proporcionar diversão, o foco principal na visão dos organizadores é a fomentação econômica, que dará sustentabilidade para os munícipes, diante da crise nacional e da inviabilização de  ocorrer eventos similar na região.

Nioaque tida como uma cidade histórica, há algum tempo vem agregando valores culturais, e em seu ritmo expandindo, e, tornando a cidade um dos pontos turísticos do MS.

PEGADAS DOS DINOSSAUROS

Já comprovado o feito, Nioaque aos poucos demonstra  os fatos, como exemplo na entrada da cidade a escultura feita pelo artesão João Orsidiney Xavier, de uma fêmea de dinossauro cuidando  dos seus filhotes saindo dos ovos embaixo de uma árvore de ipê-rosa.O local se tornou parada obrigatória para selfs e fotos.

 

 

 

 

Segundo os estudiosos Nioaque foi o vale dos dinossauros,  há registros de pegadas dos animais em lages no lugar denominado Minuano.

 

 

 

 

 

Apostando nessa ideia, o empresário Marcio Cafure recentemente inauguro o Auto  Posto Ypê, no trevo Nioaque/Anastácio estilizando-o com monumentos de dinossauros, também feito pelo artesão João Xavier.

Parada obrigatória de centenas de turistas que passam por Nioaque, e assim tomam conhecimento que a cidade é considerada “Vale dos Dinossauros”.

 

 

 

 

 

E falando em  Ipê, Nioaque tem como árvore símbolo o Ipê Roxo, aprovado pela  lei 2328/2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

RETIRADA DA LAGUNA

Foto?fundação de cultura

Foto/divulgação

Nioaque é uma cidade histórica, vez que foi marcada pela sangrenta Guerra do Paraguai,  palco de batalhas, e hoje é retratada através de encenação histórica “Retirada da Laguna”.

“Retirada da Laguna”, ato ocorrido durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), inclusa no calendário oficial de datas comemorativas do município.

Em 2017, o  Centro de Nioaque se transformou em palco para encenação dos 150 anos da Retirada da Laguna. Junto com a população, o governador Reinaldo Azambuja acompanhou a tradicional encenação de teatro a céu aberto, recontando o episódio histórico ocorrido na Guerra do Paraguai em 1867.

Hotéis

Como Nioaque é uma cidade pequena, há disponibilidade de hotelaria é bem restrita, tendo apenas 4 hoteis á disposição do grande público esperado.

Hotel Central – Av. XV de Novembro, 448 – Centro, Nioaque – MS, 79220-000 Reservas – 67-9997-371713
Hotel Gaúcho – Av. XV de Novembro, 696 – Centro, Nioaque – MS, 79220-000 Reservas (67) 3236-3251
Nioaque Novo Hotel – MS 060 – S. Miguel, Nioaque – MS, 79220-000(67) 3236-1250
Hotel Paraná localizado ao lado do Hotel Central
Para receber os inúmeros foliões, os munícipes estão disponibilizando estadias em suas residências, uns locando a casa inteira, ou partes de suas residências. Grupos de locadores já estão disponíveis em redes sociais.
Moradora Luciene disse em entrevista que o evento trará benefícios a todos, pois a seu ver é uma grande oportunidade de aumentar a renda econômica familiar nos três dias de festa. “Eu disponibilizei dois quartos de minha casa, e os visitantes poderão usar do espaço externo, e terão direito a café da manha”, disse a moradora. 

BALNEÁRIOS

Tendo em vista do clima ser bem quente nesse período, os visitantes poderão desfrutar dos muitos rios, riachos em Nioaque, em especial do “Saltinho”, localizado a 5 km do centro da cidade, com águas claras e muitas lages. Lugar perfeito para crianças, jovens e adultos, não apresentando riscos.

Como forma de preservação serão disponibilizados lixeiras e sacos para os visitantes não deixar seus lixos na natureza.

 

Além de passar  dias agradáveis, os visitantes conviverá com imagens corriqueiras da cidade, que são variáveis especies de aves, dentre elas araras azuis e vermelha.

 

 

SEGURANÇA

A segurança no carnaval de Nioaque será garantida com o reforço de 20 policiais militares que virão de outras cidades do Estado, além de toda  equipe da Polícia Civil local, responsável pelo registro das ocorrências para investigação. A Polícia Civil frisa que as ações de inteligência, como monitoramento de indivíduos suspeitos, monitoramento de veículos e cooperação com outras Delegacias do Estado serão intensificadas durante o carnaval. Ademais, blitzes preventivas e repressivas serão realizadas nas entradas da cidade durante o período de festa, visando evitar que criminosos e objetos ilícitos ingressem no município, inclusive com a utilização do etilômetro. O trabalho de inteligência que vem sendo realizado pela Polícia Civil aponta bons resultados. No comparativo entre os anos de 2017 e 2018 todos os índices de criminalidade de Nioaque tiveram redução, conforme os dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS.
“Por fim, reforçamos à população que a Delegacia de Polícia local funcionará durante todo o carnaval em regime de plantão, estando pronta para atender as demandas dos cidadãos. Qualquer informação, denúncia ou informação pode ser obtida e repassada pelo telefone 32361274′ finalizou Delegado Renato Fazza em entrevista ao Nioaqueonline.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *