NIOAQUE COMPLETA 167 ANOS DE FUNDAÇÃO

DSC_1236Dia 08 de Abril, Nioaque comemorou o seu 167º aniversário de fundação. Uma cidade histórica, que se destaca no Estado de Mato Grosso do Sul como terra de “Bravos e Berço de Heróis”, por ter sido palco de lutas na Guerra do Paraguai.
A cidade foi cenário de revoluções históricas e econômicas, também é conhecida nos últimos anos, pelas pegadas de dinossauros encontradas às margens do Rio Nioaque, comprovadas arqueologicamente por estudiosos brasileiros e de outros países. Nioaque ainda ganhou o curioso apelido de “Cidade das Vogais”, pois em seu nome constam todas as vogais do alfabeto (Nioaque).
O nome Nioaque é de origem indígena, derivado das palavras, Anhuac, Anhoac, Aniuac, que significam “Clavícula Quebrada”.
Neste ano o aniversario foi comemorado com apresentações de banda da cidade de Jardim, coral de músicas pelos idosos (Projeto Conviver), crianças do CRAS e das escolas Guilherme Corrêa da Silva e Odete Ignez Resstel Villas Boas.
A cerimônia teve início com o hasteamento dos pavilhões ao som do hino nacional pelo Prefeito Gerson Garcia Serpa, Valdeci Ferreira dos Reis presidente do Poder Legislativo e o comandante do 9º GAC, Ten Cel. Moacyr Azevedo Couto Junior.

MANIFESTAÇÃO

DSC_1205

Durante as comemorações, grupos de funcionários, insatisfeitos com a administração realizaram protestos, uma forma de mobilizar e conscientizar de seus direitos.
O protesto foi organizado pelo SIMTEN e SIMTRAN, sindicatos dos trabalhadores em educação e dos trabalhadores do município.

 

sintran
Esse ano, diferentemente dos outros, não houve desfiles das escolas, apenas cerimônia com apresentações das escolas, e de projetos da prefeitura, tais como dos idosos, e CRAS.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *