Nioaque comemora 170 anos de fundação

 

Sob a gestão do prefeito Valdir Couto de Souza Junior, Nioaque comemora seu 170º aniversário  de fundação em evento solene com participação de autoridades do estado, do município, e da sociedade nioaquense.

Pela manhã aconteceu hasteamento do pavilhão, na Praça dos Heróis , com participação do prefeito Valdir Junior,Vereador Danilo Bortoloni Catti e Coronel Joilson Alves do Amaral Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do MS.

Após o hasteamento das bandeiras do município, estado e nacional,  foi realizado o tradicional desfile cívico-militar, com participação das polícias civil e militar, exército representado pelo seu sub-comandante Major Guilherme Ruhena, escolas estaduais e municipais, secretarias municipais e acadêmicos de Nioaque e região.

 

 

 

 

O governador do Estado Reinaldo Azambuja esteve juntamente com autoridades do estado prestigiando o município,  oportunidade que firmou compromissos,  dentre elas a pavimentação e drenagem de águas pluviais nas ruas Alexandre Daruj e Coronel Camisão.
Reinaldo Azambuja ainda assinou contrato com 43 beneficiários do Programa Lote Urbanizado para início da construção das casas pelas famílias do Residencial Constantina Xavier, entrega de kits de materiais esportivos para escolas, melhorias na Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas e Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano, e repassou veículos para a Assistência Social e Saúde de Nioaque.
Além do Governador Reinaldo Azambuja e Prefeito Valdir Júnior, estiveram presentes a Deputada Federal Rose Modesto, Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, Deputados Estaduais Rinaldo e Renato Câmara, deputado federal Beto Pereira. 

Nioaque é uma cidade histórica, consta em seu registros que já foi capital do Mato Grosso, ainda possui nomenclaturas de “Vale dos Dinossauros”, Cidade das Vogais, e seu nome segundo estudiosos vem de palavras indígenas, que significa “Clavícula Quebrada”.

Considerada cidade fronteiriça, possuindo a unidade militar 9º G.A.C prestando atendimento à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada situada em Dourados.

Ainda conta com escolas públicas da rede de ensino municipal, e estadual, em sua extensão territorial há inúmeras fazendas e assentamentos, 4 aldeias indígenas: Água Branca, Taboquinha, Brejão e Cabeceira, ainda com a comunidade  Atikum.

Seus habitantes segundo o último senso é de aproximadamente 14.000 habitantes,  constituída pelos três poderes  legislativo, executivo e judiciário, sendo que o legislativo possuí o número de 9 vereadores.

 

Edição e fotos Elizete Maidana

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *