Defensoria realiza workshop na câmara municipal de Nioaque

DSC01063-640x437A Defensoria Pública, por meio do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher) e da ESDP realizou o workshop “Por uma escola mais democrática – pensando masculinidades e feminilidades” na última sexta-feira (10), no auditório da Escola Superior e teve transmissão ao vivo pelo YouTube, para todas  comarcas do interior do Estado.

De acordo com a coordenadora do Nudem, Edmeiry Silara Broch Festi, o objetivo é promover o debate entre diretores, coordenadores pedagógicos, professores das entidades de ensino municipais, estaduais e particulares de Mato Grosso do Sul, além de outros atores sociais envolvidos com a política de educação.

“Queremos que os docentes discutam sobre questões de igualdade de direitos entre meninos e meninas, incentivando a mudança de hábitos e buscando estratégias nas atividades de rotina dos educadores e educandos”.

Relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em janeiro, destacou que a violência escolar é impulsionada por dinâmicas de poder desiguais, que muitas vezes são reforçadas por normas e estereótipos de gênero, orientação sexual e demais fatores que contribuem para a marginalização – como pobreza, identidade étnica ou idioma.

Programação

Para a programação, a Instituição traz a assessora da ONU Mulheres e especialista em gênero, educação e masculinidades, Vanessa do Nascimento Fonseca, para abordar ‘o papel dos homens na prevenção da violência nas escolas’. A palestrante faz doutorado em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e é mestre em psicossociologia de comunidades pelo Programa Interdisciplinar de Comunidades e Ecologia Social EICOS (2004).

O evento também contou com a palestra do professor doutor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Tiago Duque, sobre ‘diferenças, identidades e educação’; e da defensora pública do Nudem Thaís Dominato Silva Teixeira, que dissertará ‘os porquês de ainda precisarmos discutir violência doméstica’.

Serviço

A participação é gratuita. A Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul fica na Rua Raul Pires Barbosa, 1519, Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. O evento terá inicio às 13h30 e segue até 16h30.

 

Em Nioaque o evento aconteceu na Câmara Municipal, Plenário Arlindo Coimbra, com presenças do prefeito municipal de Nioaque Valdir Couto Júnior, Comandante do 9º G.A.C Tenente Coronel Moacyr Azevedo Couto Junior, Secretária de Educação Professora Cândida Thereza de Andréa Ferreira, e da Defensora Pública Esther Quintanilhia Nogueira, coordenadores pedagógicos, professores das redes e ensino do município.

Fotos: Robson Maciel

DSC01064-300x225 DSC01067-300x225 DSC01071-300x225




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *