Conferência discute políticas para jovens e fortalece criação de plano estadual

Conferência discute políticas para jovens e fortalece criação de plano estadual

Debater políticas públicas e discutir a implantação de ações que valorizem os jovens do Estado foram o foco da 3ª Conferência Estadual da Juventude, que aconteceu na Capital com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, e que contou com a participação do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB).

Além de abordar as ações relacionadas a juventude sul-mato-grossense, o evento também promoveu um debate sobre as políticas sociais que os jovens consideram importantes para o Estado e para o Brasil.

Presidente do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul, Marcio Fernandes ressaltou a importância da Conferência para nortear as políticas públicas voltadas para a juventude lembrando que o baixo investimento na educação e a falta de vagas no mercado de trabalho são fatores que precisam ser discutidos com mais persistência.

“É um desafio para todos nós, mas esse evento torna possível, a partir dos debates, a melhoria do acesso dos jovens a direitos como saúde, cultura e educação”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza, o evento, que aconteceu no último dia 15, além de valorizar a diversidade da juventude, também foi importante para discutir sobre uma plataforma digital que amplie as oportunidades de debates e combata os preconceitos e opressões. “Queremos pensar este momento como um espaço de mobilização para defender o direito mínimo à juventude que é o direito à vida e as possibilidades de desenvolvimento dos cidadãos do nosso país”, ressalta.

As conferências municipais vem sendo realizadas no interior do Estado desde agosto, reunindo centenas de jovens e gestores locais.

As propostas discutidas em todas as etapas servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude. O governo estadual apresentou ações voltadas ao empreendedorismo, focadas no público jovem. Elas foram detalhadas pelo subsecretário Estadual de Políticas para Juventude, Thiago Freitas.

“Criamos um programa de microcrédito e queremos fomentar o interesse dos jovens para os negócios. Este é um caminho para que cada um construa um novo futuro”, disse.

A 3ª Conferência Estadual promoveu discussões a partir de onze eixos: Participação, Educação, Trabalho, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Direito à Comunicação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Território e Mobilidade, Segurança e Paz. Nesta etapa estadual, foram eleitos os delegados representantes de Mato Grosso do Sul que irão participar da etapa nacional, prevista para ocorrer em Brasília, em dezembro.

Fonte: Campo Grande News

FONTE LINK:
Conferência discute políticas para jovens e fortalece criação de plano estadual




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *