Aniversário de criação do 9º G.A.C

No dia 23 de Março, o 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC) realizou uma solenidade militar em comemoração ao 79º aniversário de sua criação. A Formatura foi presidida pelo Comandante  Tenente Coronel Fredmar Cabral de Oliveira Junior, acompanhado do Comandante da 9ª Região Militar, General de Brigada  Carlos Henrique Teche.

O Evento foi prestigiado pelo prefeito Valdir Junior, representando o poder legislativo, vice-presidente – Vereador Luis Fina de Oliveira, vereador Elson Silva, Vereador Valdeci Ferreira,  demais autoridades civis, eclesiásticas, e representantes de segmentos da sociedade.  

Na ocasião, houve a entrega do Diploma de “Amigo do 9º GAC”,  para personalidades que demonstraram grande apreço e amizade com o Grupo Major Cantuária e seus integrantes.

Entre os agraciados, a Senhora Nides Terezinha Faques recebeu o diploma pela demonstração de amizade com o grupo, disponibilizando o espaço de sua propriedade, para o exército fazer seus exercícios e manobras automotivas.  

 

 

 

Agraciados:

Coronel Rovian Alexandre Janjar Comandante do 17° Regimento de Cavalaria Mecanizada

Tenente Coronel Admilson Cristaldo Barbosa Comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar – Jardim-MS

Major MARCELO Hissanaga Comandante da 4ª Companhia de Engenharia de Combate – Jardim MS

Weslei Seron Inspetor da Polícia Rodoviária Federal – PRF DE JARDIM

Jeovani Kummer Gerente do Banco do Brasil Agência Nioaque

Floriana Franco Lozano Diretora da Escola Dom Bosco

Nides  Terezinha  Faques Proprietária da Chácara Mina de Ouro

 

O 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC) é uma Unidade do Exército Brasileiro localizada no município de Nioaque, Mato Grosso do Sul, e cujas missões são: apoiar pelo fogo de artilharia a manobra de sua brigada; sob comando, atuar na faixa de fronteira com os países vizinhos, na sua área predefinida, em atendimento a Lei Complementar Nº 117 , agindo preventivamente e repressivamente contra os delitos transfronteiriços e ambientais; e, quando solicitado pelas autoridades civis, estando devidamente autorizada pelo escalão superior, cooperar com a Defesa Civil.

A Organização Militar está situada na divisão territorial da 9ª Região Militar, sendo subordinada à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Dourados – MS. Essa Brigada, por sua vez, está subordinada ao Comando Militar do Oeste.(Fonte: http://www.9gac.eb.mil.br)

 

Histórico (Fonte: Wikipédia)

O 9º Grupo de Artilharia de Campanha, foi criado em 25 de março de 1939, com a denominação de 1º Grupo do 5º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria. Ocupou, inicialmente, o aquartelamento do antigo 4º Batalhão de Sapadores, na cidade de Aquidauana – MS. Em 1946, passou a denominar-se 9º Grupo de Artilharia a Cavalo 75mm (9º GACav 75), modernizando seus equipamentos com os canhões Krupp 75mm.

Em 1º de setembro de 1955, uma Bateria de Obuses deslocou-se para Nioaque dando início à ocupação do novo aquartelamento, constituindo-se no núcleo da Unidade atual. Em 19 de novembro de 1957, aproveitando as comemorações do Dia da Bandeira e, assim, revestindo o acontecimento de maior brilho, instalou-se o Grupo em Nioaque com todo o seu efetivo, concluindo definitivamente a sua mudança de sede. Em 1958, a Unidade tornou-se motorizada, recebendo a denominação de 9º Grupo de Canhões 75mm Auto-Rebocado.

Com o Decreto 75.322, de 29 de janeiro de 1975, a unidade foi rebatizada como 9º Grupo de Artilharia de Campanha, substituindo os canhões Krupp 75mm pelos atuais obuseiros 105mm. Em 1980, o 9º GAC passa a ser orgânico da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados, decorrente da criação desta e da extinção da 4ª Divisão de Cavalaria.

Em Novembro de 2003, o 9º GAC recebeu a denominação histórica “Grupo Major Cantuária” em homenagem aos feitos heroicos de João Tomás de Cantuária, na epopéia da Retirada da Laguna, em 1867, durante a Guerra do Paraguai.

 

Fotos:

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *