Abertura das festividades alusivas ao Dia do Índio na Aldeia Brejão

Ontem (15/04) pela manhã aconteceu a abertura das festividades indígenas, na Aldeia Brejão, em alusão ao dia do índio que tem como data comemorativa dia 19 de Abril.

Nioaque tem 4 aldeias de origem Terena: Taboquinha, Cabeceira, Água Branca Brejão e Comunidade Aticuns.

O dia do Índio em Nioaque é considerado feriado municipal através de Lei, tendo como autor vereador Danilo Bortoloni Catti.

Na semana cultural das festividades, visitantes podem conhecer de perto a comunidade, suas culturas e costumes, tal como a dança do Bate-Pau e Putu-Putu.

Trabalhos artesanais são elaborados, com vestimentas típicas, os patrícios apresentam suas danças, perpetuando a histórica vida, as batalhas vencidas.

Pelo Cacique Jerônimo Tavares foi agradecido a presença dos presentes na abertura, e convidados  que prestigiaram  a Abertura da Semana indígena na Aldeia Brejão, elencados cada um em seu segmento, tais como  a enfermeira Vilma a Equipe da Saúde indígena que esteve presente a Escola Estadual Angelina Vicente, Professor Otamir, Cacique Aurecir da Aldeia Cabeceira e  Otto Pau Ferro representante do Grupo de Alcoólicos Anônimos do sudoeste , Professor Berna Nunes Presidente da comissão do Campeonato Indígena de 2019, professor Valdelirio Marques, associação de AHY _ Brejão YOMOMO, alunos, Funcionários Direção e coordenação da Escola Municipal Indígena Professor Eugênio de Souza.

O encerramento das atividades festivas está marcado para o dia 21 de Abril.

Com informações professora Miriam Vicente da Aldeia Brejão.

As fotos foram cedidas e copiadas das redes sociais




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *