7 de Setembro em Nioaque

A data foi comemorada com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, seguindo de desfile cívico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O desfile de 7 de Setembro em Nioaque,  aconteceu na manhã de sábado (07/09) com desfile cívico-militar das instituições civis, militares,  e escolares. O evento  é realizado em alusão à Independência do Brasil, teve as atividades iniciadas a partir das 8h, na Praça dos Heróis, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de MS, e de Nioaque.

Abrilhantando o evento a Banda Sinfônica de Bonito interpretando o Hino da Independência, com presença do Prefeito Valdir Júnior, Presidente da Câmara Danilo Catti, Comandante do 9° GAC Coronel Fredmar Cabral, Vereadores, Secretários Municipais e demais autoridades.
Durante o desfile também teve as seguintes  apresentações:

 

  • Centro De Educação Infantil Amalia Martins Gazote
  • Secretaria Municipal De Assistencia Social
  • Casa Da Criança André Luiz
  • Escola Municipal Guilherme Correa Da Silva
  • Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano
  • Escola Municipal Indígena Professor Eugenio De Souza
  • Escola Estadual Indígena Angelina Vicente
  • Escola Estadual Odete I. R. V. Boas
  • Projeto Judô Nioaque
  • Projeto Camisa Dez
  • Projeto Badminton
  • Academia De Jiu Jitsu Carlos Gracie
  • Major Cantuária (Chico Barba)
  • Pm
  • Profesp
  • 9º Gac

 

Banda Sinfônica de Bonito

 

 

A banda é composta por crianças e adolescentes que são atendidas pelo serviço de fortalecimento de vínculo e mantida pela Secretaria de Assistência Social de Bonito em parceria com a prefeitura municipal.

 

As aulas de música acontecem no espaço artístico e cultural da cidade, onde é ensinado a teoria e musicalização de vários instrumentos musicais.

 

No presente ano a banda municipal de Bonito fez várias apresentações pelo estado do Mato Grosso do Sul, colocando a música como inclusão social na vida de crianças adolescentes.

O Centro Educacional Infantil

 

O Centro Educacional Infantil funciona em prédio próprio, tanto a Pólo quanto a Pré escola. A creche foi criado pela Lei Municipal nº 2007/2002 está localizada no bairro São Miguel funcionando em período integral e sua extensão Mundo Encantado denominada em pré escola localiza-se à Rua Padre Nilo Sheridan s/nº, atualmente atende um total de  475 crianças na faixa etária de ( 04 meses ) a 05 (cinco) anos.
Hoje trabalham no Centro Educacional Infantil “Amália Martins Gazote” – Pólo um total de 43  professores todos com formação acadêmicas, e com quadro de 70 funcionários administrativos, sob direção da professora Euza Camargo Nunes  e as coordenadoras  Mara Cristina de Souza Flores  e Maria de Lurdes dos Santos Damázio .

 Escola Municipal GUILHERME CORRÊA DA SILVA – PÓLO E SUAS EXTENSÕES

A Escola Municipal Guilherme Corrêa da Silva –Está localizada na Rua Coronel Juvêncio nº. 1050 – Bairro Jardim Ouro Verde, e possui 02 Extensões:
Extensão: Praça dos Heróis, localizada à Rua Coronel Pedro José Rufino nº 604 – Centro da cidade.
Extensão: Antonio Olívio da Silva, localizada à Rua Joaquim Murtinho nº. 959 – Bairros Jardim Ouro Verde
Estando neste ano, sob a gestão do Diretor Professor Ademir Arruda Leão, diretora adjunta  Juselene Ferraz Nahabedian tendo como coordenadores pedagógicos: as Professoras: Angélica Ruiz, Solene de Moura Sotolani e o professor Moacir Ramires.
Atualmente a Escola conta com aproximadamente 707 alunos.

 

ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA PROFESSOR EUGÊNIO DE SOUZA

 

A Escola Municipal Indígena Professor Eugenio Souza está localizada na Aldeia Brejão, há 15 km do Município de Nioaque, atende 158 alunos da Educação infantil ao 9º ano.
Possui um diretor, Professor Amaury CarvalhoVicente, uma coordenadora pedagógica, Professora Gislaine Lopes Farias, 01 Agente administrativo Carlos da Silva Dias, 14 professores e um quadro administrativo com 05 profissionais. É mantida pela Secretaria Municipal de Educação.
A escola é composta atualmente por 158 alunos, atendendo alunos das aldeias Brejão, Taboquinha e Cabeceira.
Apresenta a banda 19 de Abril com instrumentos reaproveitados cedido pela Prefeitura Municipal de Nioaque é comandada pelo professor e Mestre Otamir  Souza Silva e Miriam.

Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas

A Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas oferta o ensino fundamental e médio na organização regular, oferece ainda no período noturno as modalidades: EJA – Educação de Jovens e Adultos – Conectando Saberes, Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem e Educação Básica do Campo numa extensão de ensino médio no Assentamento Palmeira. A escola mantém ainda alguns projetos de complementação ao currículo escolar, sendo: voleibol feminino, Futsal Masculino, judô, Arte e Cultura na Escola, Profesp em parceria com o 9º GAC e o projeto Protagonista online, iniciativas que visam o pleno desenvolvimento das habilidades específicas dos estudantes e pode identificar talentos. Seu Diretor é o professor Cloves de Sousa e Diretor Adjunto professor Paulo Pereira da Silva, Secretária Escolar Ruth Ferreira Alves; Coordenadoras pedagógicas: Alzira Claudia Faleiros de Souza Sá Lima, Fabiana Ferreira de Deus, Leidinaura Weis Garcia Henrique, Maria Solange de França Brito e Tânia Maria dos Santos Freitas O corpo docente é constituído por professores  habilitados e especializados em sua área de atuação. A escola conta também com o grupo de profissionais de apoio operacional técnico-administrativo.

Casa da Criança André Luiz

Localizada na Rua Prefeito Souza Rangel nº 40  a Casa da Criança Andre Luiz foi fundada no dia 08 de maio de 2007, pelo Senhor Osvaldo Filipia da Conceição e Oliveira.
Tem como objetivo e a missão de contribuir para a diminuição do alto índice de Crianças e adolescentes, que vivem em situação de risco, acolhendo-as e obedecendo aos critérios de proteção, acolhimento, fortalecimento de vínculos familiares e cidadania. A instituição conta hoje com o auxilio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente oferece Oficina da Ginástica Rítmica com a professora Niviane Barbosa Costa. A Oficina de Flauta com o senhor Carlos Luiz dos Santos. E a Oficina da Horta com Agrônoma  Regiane Garcia da Cunh

4º PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR DE NIOAQUE – MS.

O 4º Pelotão de Polícia Militar foi elevada a categoria de Pelotão de Polícia Militar no ano de 2002, é uma Unidade Policial Militar subordinada ao 11º Batalhão de Polícia Militar com Sede no município de Jardim – MS.
Responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo no município de Nioaque, destaca-se pela extensão da área rural, onde estão instalados 10 Projetos de Assentamento Rurais, 04 Aldeias Indígenas, além de diversas propriedades particulares e da área urbana, seu efetivo atual é composto por 19 Policiais Militares, sendo: 01 Oficial PM, 07 Sargentos, 06 Cabos e 05 Soldados, é comandado pelo 2º Ten PM Joicemir Ferreira Bica.

 

9º GAC

Criado em 1939, o 1º Grupo do 5º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria, era sediado em Aquidauana – MS. Em 1946, passou a denominar-se 9º Grupo de Artilharia a Cavalo 75. Em 1955 uma Bateria de Obuses deslocou-se para a cidade de Nioaque.Em 1957, instalou-se o Grupo em Nioaque com todo o seu efetivo, concluindo definitivamente a sua mudança de sede. Em 1975, mudou a denominação para 9º Grupo de Artilharia de Campanha – 9º GAC, equipado com Obuseiros 105mm M101. Em 2003, por ordem Comandante do Exército, recebeu a denominação histórica “Grupo Major Cantuária”.

 

FOTOS: Elizete Maidana

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *