Nioaque – 128 anos de Emancipação Político Administrativo

Nesta manhã de quarta-feira (18), na Praça dos Heróis, foi realizado o Hasteamento da Bandeira em alusão aos 128 anos de Emancipação Política do Município.
As bandeiras de Nioaque, Mato Grosso do Sul e do Brasil foram hasteadas pelo Prefeito Valdir Júnior, Presidente da Câmara Danilo Catti, e o Comandante da PM Ferreira Bica.
Estiveram presentes a Primeira-dama Larissa Martelosso, Sargento Firmino do 9° GAC, Universitários do Projeto Rondon, Vereadores Silas Ferreira, Pablo Pache, Michalski, Valdeci Ferreira dos Reis, Secretário de Governo Murilo Rosseto, Saúde Thiago Rosa, Desenvolvimento Rural Jorge Lemes, Educação Cândida Thereza, Obras Homero Santana, Cultura Jorge Cardoso, Professores, demais servidores locais e comunidade em geral.

Durante a colonização do Brasil, a região foi explorada por espanhóis vindos do Paraguai.

Hoje, com pouco mais de 14 mil habitantes, a cidade agrega 11 assentamentos e quatro aldeias indígenas. Porém, faltam ainda usinas e indústrias, que não chegam ao município devido à localização da cidade, por fazer parte da Bacia do Prata, tendo impedimentos legais para instalações de certo tipos de indústrias e usinas.

O comércio está fortalecido e a aposta do poder público é no aquecimento da economia, sendo os  assentamentos os maiores responsáveis por esse processo. A agricultura é familiar e o turismo voltado para a área rural.

Em Nioaque há uma unidade do Exército Brasileiro, 9º G.A.C, com um número significado de contingentes, que também fomenta a economia local.

O aniversário de  fundação da cidade é comemorado no dia 8 de abril.

O nome Nioaque segundo historiadores significa Clavícula Quebrada, linguagem indígena.

E, Sábado, dia 21/07, a administração através do prefeito Valdir Junior estará proporcionando Nioaque com um grande evento na Praça Central, e como atrações Prata da Casa, e Alex e Yvan, dupla sertaneja.

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *